domingo, março 11, 2018

Os Buracos no Deserto e os Persas



Sabe o que são estes buracos (foto ao lado) que existem no meio do deserto?
São os Qanat. Uma das melhores invenções da civilização persa, uma cultura extremamente rica e influente.
Os Qanat são uma infraestrutura subterrânea capaz de recolher e canalizar a água da chuva de aquíferos e vales, transportando-a para as cidades. Este sistema curioso foi nomeado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A técnica dos Qanats foi desenvolvida na Pérsia, no milénio I a.C. Esta maravilhosa invenção foi se estendendo a outros países áridos como Marrocos, Argélia, Líbia e Afeganistão e ainda pela região do Médio Oriente.
Os Persas atraíram os melhores intelectuais da época, a fim de poderem florescer como uma nação, construindo cidades como Susa ou Persépolis.
Grande parte do seu sucesso foi devido à sua excelente gestão da água, tanto nas cidades como no campo.
O império vivia sob altas temperaturas e um clima muito seco, por isso era essencial saber aproveitar as escassas chuvas. É assim que nascem os Qanats.
Primeiro, era escavado um poço principal numa colina, até ser encontrado um aquífero subterrâneo. Depois, um túnel horizontal era construído, desde o sopé da colina até à fonte de água.
O túnel tinha uma tubagem e uma grande inclinação para transportar a água para o local desejado. Quanto maior o Qanat, menor era o seu declive.
Graças à sua profundidade, o Qanat recolhia a água dos aquíferos e evitava a evaporação durante o transporte. Dentro desta infraestrutura, existem também áreas de descanso para os trabalhadores, tanques e moinhos de água.
Como a água é filtrada pela terra, o fluxo era seguro e limpo, por isso era ideal tanto para beber como para a rega.
No final do Qanat, havia um edifício que armazenava a água obtida. Aí, as pessoas também podiam fazer as suas próprias canalizações privadas.
O governo persa, da época, foi forçado a construir os Qanat para transportar água das montanhas para as cidade e para as casas de banho públicas.
As pessoas ricas podiam fazer uma extensão para a sua terra com o seu próprio dinheiro.
As cisternas públicas, chamadas Ab Anbar, eram outro engenho maravilhoso. Elas tinham um sistema de captação de ar para manter a água fria no deserto.
O mais curioso de tudo isto é que este sistema antigo de gestão de água, ainda continua a funcionar, e permite uma distribuição equitativa e sustentável da água.

Sem comentários: