domingo, outubro 22, 2017

Os Pauliteiros de Miranda

Dança dos Pauliteiros de Miranda - Mário Costa
Pauliteiros de Miranda é o nome que se dá a grupos de oito homens que bailam ritmos tradicionais da Terra de Miranda, no nordeste de Portugal, Trás-os-Montes. Estes homens, vestem saias, usam chapéu e utilizam paus como adereços. O nome pauliteiro deriva de paulito.
Os Pauliteiros praticam uma dança guerreira que é característica do planalto mirandês. Esta dança dos paus é representativa de momentos históricos locais e é acompanhada com os sons da gaita-de-foles, da caixa e do bombo. Embora seja uma dança de homens, recentemente, também é dançada por mulheres, que vestem saia bordada e camisa de linho, um colete de pardo, botas de cabedal, meias de lã e chapéu que pode estar enfeitado com flores e finalmente por dois paus (palos). Com os paus ou paulitos os dançadores fazem uma série de diferentes passos e movimentos coordenados.
Ao repertório musical da dança dos paus, dá-se o nome de lhaços. A dança é constituída pela música, pelo texto e pela coreografia.
Com os seus saiotes brancos, os seus lenços, os seus chapéus, a sua música e respetiva dança, os pauliteiros transportam uma tradição que procuram defender com unhas e dentes, pois, as letras, os passos e os trajes, ainda se mantêm fiéis à sua origem.

Sem comentários: