quinta-feira, maio 18, 2017

Os girassois

 O girassol (Helianthus annuus) é uma planta da família das Asteraceae, cujo nome significa "flor do sol".
É uma planta originária da América do Norte e que possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando sempre a flor, na direção do sol.
Esta planta foi cultivada pelos povos indígenas daquele continente para a alimentação, e foi domesticada por volta do ano 1000 a.C.

O girassol é caracterizado por possuir grandes inflorescências do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - e um caule que pode atingir até 3 metros de altura.

Não deixe de apreciar, em cima, a simetria desta bela flor que o pintor holandês, Vincent van Gogh, tão bem pintou, na série de quadros "Os Girassóis", produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.

A flor de girassol tem uma simbologia variada. Assim, pode significar sorte, a cura para a infertilidade ou, simplesmente, ser sinónimo de felicidade.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis, enquanto na Hungria, se acredita que se se colocarem sementes de girassol na beira de uma janela, numa casa onde exista uma mulher grávida, a criança que nascer será do sexo masculino.
A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol, no entanto, o girassol também pode representar altivez.

Sem comentários: