quarta-feira, fevereiro 11, 2015

As Brumas de Avalon

"As Brumas de Avalon"  é um livro, em quatro volumes (1979), da escritora Marion Zimmer Bradley.
A acção do romance decorre durante a vida do lendário Rei Arthur e dos seus cavaleiros. O livro narra a já conhecida lenda arturiana a partir de uma outra perspectiva. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens femininas, tais como Guinevere, Morgana e Morgause, o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama.
A obra foi dividida pela autora em quatro momentos (ou volumes): A Senhora da Magia; A Grande Rainha; O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore.
O romance, além de narrar cerca de 70 anos ou mais (inicia-se quatro anos após o nascimento de Morgana e narra factos com ela já em idade bem avançada), explora factos históricos preenchendo as lacunas ignoradas sobre a influência do paganismo e das mulheres na formação da Bretanha.
Esta é uma história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.
No primeiro volume (A Senhora da Magia), Morgana é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgana, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança que salvará as Ilhas. Morgana, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgana desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera.
"As Brumas de Avalon", foram um enorme sucesso e transformaram-se em filme (E.U.A., Alemanha e Rep. Checa) em 2001. Este foi feito especialmente para a televisão e realizado por Uli Edel .
O filme foi exibido no formato de minissérie pelo canal TNT (se o quiser ver, basta ver o vídeo abaixo).

Sem comentários: