terça-feira, setembro 02, 2014

A Escalada da Torre

Sabia que a Torre dos Clérigos, no Porto, foi escalada por dois acrobatas galegos, em Julho de 1917?
Pois é verdade! Em 1917,  a Torre dos Clérigos foi escalada com sucesso por dois acrobatas espanhóis, pai e filho (de nomes D. José e D. Miguel Puertullano), perante uma enorme multidão que se apinhava à sua volta. Uma proeza que, olhando para a Torre, parece inacreditável. Tanto mais que escalaram os seus 76 m sem usarem quaisquer instrumentos de ajuda.
Uma vez lá em cima, fizeram ainda umas acrobacias na cruz que existe a rematar a torre. Espalharam depois pelo ar papelinhos coloridos. Cá em baixo havia uma enorme multidão observando tudo isto.
Esta aventura é mostrada num vídeo de cerca de 8 minutos, que foi feito a partir do filme efectuado na altura, por Raul de Caldevilla. 
Chamo a  atenção para a forma como estão vestidos os acrobatas: calças e camisa e… nem sequer faltou a gravata!
Ao que parece os acrobatas fizeram esta escalada como objectivo de promoverem uma marca de bolachas de uma fábrica portuense. Os papelinhos acima referidos eram publicidade às bolachas da tal  fábrica do Porto. Quando chegaram ao alto da torre, tomaram chá acompanhando-o com as ditas bolachinhas.    
Se quiser ficar a conhecer a Torre dos Clérigos e não quiser praticar uma escalada tão radical suba a escada interior (240 degraus), que permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma das mais belas panorâmicas do Porto.
Admire, contudo, a fantástica façanha destes dois galegos em 1917, reparando com atenção no final do vídeo. Ora veja!

Sem comentários: