quinta-feira, julho 03, 2014

O Museu da Evolução Humana

O destino de hoje é a cidade de Burgos em Espanha, onde se localiza o Museu da Evolução Humana. É um museu  e uma cidade que merecem uma visita, quanto mais não seja, virtual.
Burgos é uma cidade espanhola localizada no centro da província de Burgos, comunidade autónoma de Castela e Leão, que fica a uma distância de 244 km de Madrid.  Tem uma área 108 km²,  uma população de 174 075 habitantes (2007) e uma densidade populacional de 1 611,81 hab./km².
Graças à sua localização, Burgos tem prosperado economicamente. Burgos é, também, uma cidade rica em arte gótica, destacando-se as igrejas de Santa Gadea (século XII), Santo Estêvão (século XIII) e S. Gil (séc. XIII-XIV), o Hospital del Rey, o Solar del Cid, os conventos das Carmelitas e Agostinhas, e, sobretudo, a Catedral de Burgos (cuja construção foi iniciada em 1221, inspirada no modelo francês de Reims).
Mas, não perca a possibilidade de visitar o Museu da Evolução Humana de Burgos, através da excelente apresentação que se segue.  O edifício deste museu foi desenhado pelo arquitecto Juan Navarro Baldeweg e está dividido em quatro andares.
O museu mostra-nos a evolução biológica, a História da vida na Terra e a Teoria da Evolução de Darwin. Explica, também, a evolução cultural e recria três ecossistemas: a selva, a savana e a tundra-estepe, como explicação das variações climáticas, das adaptações do habitat e exposição de cenários das dificuldades de sobrevivência.

Sem comentários: