domingo, junho 15, 2014

Os Sismos no Mundo

A minha proposta de hoje é a animação em vídeo do youtube, que se encontra abaixo e, que apresenta os sismos que aconteceram entre os dias 01 de janeiro e 30 de abril deste ano. Com ela percebemos melhor as áreas que apresentam um elevado rísco sismico.
Poderá verificar, também, que correram sismos todos os dias e que os pequenos abalos acontecem com muita frequência. Já os sismos classificados de moderados a fortes são menos comuns, contudo, ocorrem talvez 1 ou 2 por mês. Assim, Abril de 2014 pode ser considerado um mês incomum não pelo número total de terramotos ocorridos, mas pela quantidade de sismos com magnitude classificada entre moderada e forte. Desses sismos alguns deram origem  mesmo, a alertas de tsunami.
SISMOS COM TSUNAMI: 
1 de abril de Magnitude 8,2 no norte do Chile 
3 de abril de Magnitude 7,8 no norte do Chile 
12 de abril de Magnitude 7,6 Ilhas Salomão 
13 de abril de Magnitude 7,7 Ilhas Salomão 
19 de abril de Magnitude 7,8 Ilhas Salomão 
Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos das placas tectónicas ou da actividade vulcânica. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Os grandes sismos, quando ocorrem em zonas habitadas e têm efeitos catastróficos, são designados por terramotos. Para os pequenos sismos costuma usar-se os termos, abalo sísmico ou tremor de terra. Os terramotos (sobretudo os submarinos) e as erupções vulcânicas podem, por vezes, provocar tsunamis ou maremotos.

Sem comentários: