quarta-feira, outubro 23, 2013

Uma Hora de Ponta Especial

Aconselho-o (a) a ver com especial atenção o vídeo abaixo, que mostra o que é a hora de ponta na capital do Bangladesh. De qualquer modo neste dia a situação foi especial. Milhares de pessoas deixaram Daca, capital do Bangladesh, enchendo ferries e combóios, para se dirigirem às suas aldeias com o objectivo de celebrarem o Eid al - Fitr, que marca o fim do mês sagrado do Ramadão.
Em algumas sociedades muçulmanas esta celebração é também conhecida como a "Doce Celebração" ou a "Pequena Celebração". O Eid religioso é um só dia, mas ele é muitas vezes celebrado por 3 dias.
Durante o mês do Ramadão os muçulmanos devem abster-se de fumar, comer, beber, ter relações sexuais desde antes do nascer do sol até ao anoitecer. O festival do Eid al-Fitr celebra o fim deste jejum, bem como a força que os muçulmanos acreditam ter recebido de Alá para poderem executá-lo. À semelhança de outras celebrações muçulmanas inicia-se como o registo visual da lua nova. Este festival é assinalado com uma oração comunal a meio da manhã, geralmente realizada em praças ou recintos de feiras, uma vez que as mesquitas não possuem espaço para tantas pessoas. Antes da oração se iniciar a congregação recita o Takbir, uma prece que glorifica a grandeza de Deus. Depois da oração segue-se um sermão (khutba) e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo. É tradição a realização de um grande almoço (o primeiro almoço que os muçulmanos tomam após o jejum diurno de um mês), geralmente na casa de um parente mais velho. As crianças recebem prendas, que podem ser roupas novas ou dinheiro. 

Sem comentários: