sexta-feira, abril 19, 2013

O Banco que Dirige o Mundo

Hoje proponho-lhe que veja um documentário (com cerca de uma hora), transmitido na RTP2 e realizado por Jerôme Fritel e Marc Roche, em 2012.
É  imperioso que o veja, sobretudo se é daqueles que tem vontade de perceber este mundo, para além do que é imediatamente observável. Quem tenha visto e ainda se lembre do filme "CITIZEN KANE" (O Mundo a seus Pés), não deixará de perceber como o cidadão Kane, com o seu império, não vai além de uma atrofiada metáfora do Goldman & Sachs.
 "O Banco de investimento criado em Nova Iorque em 1868, conseguiu o seu sucesso e a sua reputação à custa de um silêncio a toda a prova. Goldman Sachs foi uma instituição bancária que correu o mundo inteiro, trabalhando em segredo. Mas hoje o Goldman Sachs é acusado de ter ajudado países como a Grécia a encobrir o seu déficit. Este é um documentário que nos leva de Nova Iorque a Atenas, com paragens em Londres, Paris e Bruxelas." Não deixe de o ver e meditar. Talvez encontre, aqui, algumas explicações acerca da actual situação económica da Europa.
GOLDMAN SACHS - O BANCO QUE DIRIGE O MUNDO / La Banque qui Dirige le Monde (2012) from fimda estrada on Vimeo.

Sem comentários: