sexta-feira, janeiro 13, 2012

Vamos até ao Alasca?

Vai uma voltinha de combóio até ao Alasca?
Não perca a oportunidade de fazer este passeio, sem ter que sair de casa! Para isso, basta ver a apresentação de hoje.
O Alasca é um dos 50 estados dos Estados Unidos, sendo o mais setentrional, o mais ocidental e o de maior em extensão territorial deste país. É maior do que os estados americanos do Texas, da Califórnia e de Montana juntos (respectivamente o segundo, o terceiro e o quarto mais extensos). É também considerado por alguns como o estado mais oriental do país, uma vez que duas das ilhas do Arquipélago das Aleutas estão localizadas no Hemisfério Oriental.
O Alasca é uma península e faz fronteira somente com o Canadá (território do Yucão, província da Colúmbia Britânica). É um dos dois estados americanos (o segundo estado é o Havaí) que não fazem parte dos Estados Unidos continentais e o seu cognome oficial é "The Last Frontier" (A Última Fronteira).
O Alasca é também o estado mais escassamente povoado dos Estados Unidos. Se fosse um país o Alasca seria o 17° maior país do mundo em extensão territorial. A maior parte da população do Alasca vive na região sul e sudeste do estado. Atualmente, a discussão sobre a independência do Alasca tem ganho força e está na ordem do dia.

Sem comentários: