domingo, setembro 19, 2010

Georgia on my Mind

Ray Charles (1930 — 2004) foi um pianista e cantor de música soul. Ajudou a definir este estilo musical ainda no fim dos anos 50, além de ter sido um inovador intérprete de R&B.
É considerado um dos maiores génios da música negra americana e foi também um dos responsáveis pela introdução de ritmo "gospel" nas músicas de R&B.
Órfão na adolescência e cego desde os sete anos, Ray Charles iniciou a sua carreira tocando piano e cantando em grupos de "gospel", no final dos anos 40. A princípio foi influenciado por Nat King Cole, no entanto em 1952, enveredou pelo R & B. Após 1955 e devido ao sucesso de Elvis Presley, Ray Charles aproveitou e lançou sucessos como "I Got a Woman" (gravada depois por Elvis), "Talkin about You", "What I'd Say", "Litle girl of Mine", "Hit the Road Jack", entre outros, tornando-o um astro reverenciado do pop negro.
A partir de então, embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum género musical negro específico: conviveu com o jazz, gravou baladas românticas, etc. Entre os seus sucessos desta fase, estão canções como "Unchain My Heart", "Ruby", "Cry Me a River", "Georgia on My Mind" e baladas country tais como "Sweet Memories", e o seu maior sucesso comercial, "I Can't Stop Loving You", de 1962.
Apesar dos problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas, não importando as músicas que cantasse. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até o fim da vida. Mais do que nos álbuns que gravou, era nas apresentações ao vivo que o seu talento único podia ser apreciado. Ouça-o agora em "Georgia on my Mind" e verifique isso mesmo.

Sem comentários: