quinta-feira, setembro 16, 2010

Berlim Alexanderplatz

Berlim Alexanderplatz, é considerado uma das obras-primas da moderna literatura europeia, e um romance de Alfred Döblin publicado em 1929, na época do expressionismo alemão.
O romance conta a história de Franz Biberkopf, um homem forte com uns 30 anos de idade e 1,80m de altura, que trabalhava como transportador antes de ser preso.
O romance foi transposto (1980) para televisão sob a forma de uma minissérie adaptada e dirigida por Rainer Werner Fassbinder, tendo no elenco Günter Lamprecht, Hanna Schygulla, Barbara Sukowa, Elisabeth Trissenaar e Gottfried John.
Alfred Döblin (1878) é um médico alemão de origem judaica. Em 1929 obtém sucesso mundial com o romance "Berlim Alexanderplatz". Fugindo ao nacional-socialismo e ao clima de perseguição enfrentado pelos judeus, Alfred Döblin emigra primeiramente para França em 1933 e foge para os EUA em 1940 depois da invasão nazi. Em 1941 Döblin converte-se à religião católica num acto revestido de alguma polémica entre a comunidade intelectual alemã exilada nos EUA.
Em Outubro de 1945, Alfred Döblin é um dos primeiros e regressar do exílio e a envolver-se activamente no "saneamento" e renascimento da actividade cultural alemã do pós-guerra.
Não deixe de ler Berlim Alexanderplatz. É considerado um dos 100 livros mais importantes de sempre.

Sem comentários: