segunda-feira, abril 12, 2010

A Muralha

Nos finais do séc. XIV a antiga Cerca Velha (ou Cerca Moura) já não defendia Lisboa. Extensos bairros formavam-se à volta da antiga muralha sem a protecção de qualquer estrutura defensiva. Estes bairros terão sofrido uma grande destruição (em 1373) quando D. Henrique II de Castela, cerca Lisboa.
Esta fraqueza defensiva de Lisboa terá levado D. Fernando a mandar construir (1373-1377) uma nova cintura de muralhas que envolvia uma área muito mais extensa que a antiga muralha. Esta muralha ficou conhecida por Cerca Nova ou Fernandina.
Foi, então, Dom Fernando I, o Formoso, que construiu a famosa Muralha Fernandina porque a cidade crescia rapidamente para fora do perímetro inicial. A construção começou pelo lado dos bairros mais pobres e acabou nos bairros da burguesia. É preciso notar que a maior parte do dinheiro utilizado, veio desta última classe social. A estratégia foi a conveniente, já que de outra forma a burguesia deixaria de financiar a obra.
É de referir também que a cidade do Porto também teve a sua Cerca Fernandina. Contudo, o passeio que proponho hoje é pela Muralha Fernandina de Lisboa. Ora veja, mais este episódio de Lisboa Debaixo de Terra.


Sem comentários: