domingo, novembro 15, 2009

Três Mulheres de Coragem

Esta é uma pequena homenagem a 3 mulheres de coragem: Lucy Burns, Dora Lewis e Alice Paul. A luta destas sufragistas americanas permite que hoje, mulheres em quase todos os países do mundo possam votar e vejam os seus direitos elementares garantidos.
A conquista destes direitos não foi fácil nem rápida. Houve momentos de extraordinária violência nesta luta . Faz hoje precisamente 92 anos que Lucy, Dora e Alice Paul foram feitas prisioneiras e viveram a barbárie da Noite do Terror.
O movimento sufragista feminino foi um movimento social, político e económico de reforma, que tinha como objetivo estender o direito de votar às mulheres. O movimento sufragista ter-se-á iniciado a partir de meados do século XIX para garantir às mulheres da Inglaterra e dos Estados Unidos algo então inédito para elas: o sufrágio ou direito de votar em eleições políticas. Desde as antigas civilizações da Grécia e de Roma até às democracias surgidas na Europa após a Revolução Francesa (1789), que o voto feminino nunca havia sido permitido.
O movimento sufragista tem, assim, as suas origens na urbanização e na industrialização do século XIX. Quando mudaram do campo para as cidades, para trabalhar nas fábricas, as mulheres passaram ter mais consciência dos seus direitos. Mas, já antes, a escritora inglesa Mary Wollstonecraft (1759-1797) foi a grande pioneira da defesa do voto feminino. Fê-lo através da publicação de livros e manifestos, a partir de 1792.
As suas idéias espalharam-se para os Estados Unidos e, décadas depois, influenciaram outras activistas da luta contra a escravidão: Elizabeth Cady Stanton (1815-1902) e Susan Anthony (1820-1906). Em 1852, as duas uniram-se para reivindicar também a participação das mulheres na democracia.
Apesar do movimento ter sido mais forte na Inglaterra e nos Estados Unidos, o primeiro país a permitir o voto feminino foi a Nova Zelândia, em 1883.
Nos Estados Unidos a luta continuou até ao início do século XX. Alice Paul (1885-1977), Dora Lewis (1862-?) e Lucy Burns (1879-1966) foram protagonistas importantes do movimento sufragista e do Partido Nacional das Mulheres.

Sem comentários: