terça-feira, abril 16, 2024

O Bolo do Conde de Alcáçovas

Este bolo é um doce típico da doçaria tradicional portuguesa. É originário de Alcáçovas, uma encantadora vila alentejana do concelho de Viana do Alentejo.

São vários os doces conventuais que marcam a identidade do concelho de Viana do Alentejo. Segundo alguns registos, já no século XV doces como a Enxovalhada, o Bolo Real e o Bolo Conde de Alcáçovas eram conhecidos e apreciados e ainda hoje são confeccionados de forma tradicional.

Hoje deixo-lhe a receita do Bolo do Conde de Alcáçovas de Joana Barrios, divulgada no 24 Kitchen.

Ingredientes:
6 ovos
250g de açúcar
Manteiga q.b.
250g de amêndoa triturada
250g de doce de gila
Doce de Ovos:
12 gemas
200g de açúcar
100ml de água
Fios de ovos:
500g de açúcar
500ml de água
6 gemas
Merengue francês:
12 claras
12 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
1.
Para o bolo, pré-aqueça o forno a 150ºC e prepare uma forma de aro amovível com manteiga e papel vegetal.
2. Comece por separar as gemas das claras; bata as claras em castelo bem firme e reserve.
3. Coe as gemas e bata-as; junte o açúcar e bata até obter um creme bem fofo; acrescente a manteiga cortada em cubos, novamente, enquanto bate e junte a amêndoa triturada e o doce de gila; misture tudo muito bem e comece a envolver as claras em castelo, lentamente, sem bater.
4. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos; retire, desenforme e deixe arrefecer enquanto prepara os próximos elementos.
5. Para o doce de ovos, funda o açúcar na água até atingir o ponto espadana; acrescente as gemas coadas e mexa até engrossar; retire e reserve até usar.
6. Para os fios de ovos, comece por fundir a água e o açúcar até que esta comece a ficar espumosa.
7. Separe as gemas das claras e coe-as; transfira para um coador chinês ou para um saco de pasteleiro e coza os fios na calda de açúcar; retire e reserve.
8. Para o merengue francês, comece por bater as claras em castelo; assim que começarem a ficar espumosas, comece a introduzir o açúcar; o merengue está pronto quando as claras estiverem a fazer picos.
9. Para montar este bolo é só cobrir, primeiramente, com o doce de ovos, depois com o merengue e, por fim, com os fios de ovos.

Sem comentários: