sábado, junho 02, 2018

Bolo Souza Leão

O Bolo Souza Leão, é o bolo mais tradicional do Brasil.
Esta receita (com pelo menos 140 anos) é uma verdadeira lenda da doçaria brasileira e é muito comum nas festas juninas, sobretudo de Pernambuco, porque é originária da aristocracia dos Souza Leão, donos de canaviais e engenhos daquela região (Jaboatão e Moreno).
Os seus ingredientes contam um generoso pedaço da história pernambucana.
O bolo mostra um admirável equilibro de sabores marcantes, entre a mandioca, a manteiga, o açúcar e o coco. A mandioca era usada em substituição da farinha de trigo importada da Europa (que era cara) e o açúcar, produto tipicamente brasileiro, produzido nos engenhos pernambucanos, que era usado sem parcimónia. A manteiga utilizada na época imperial era de origem francesa, a manteiga Le Pelletier.
Diz a tradição que o bolo Souza Leão tinha de ser servido em pratos de porcelana ou de cristal.

Há quem que o Bolo Souza Leão é uma variação do Bolo São Bartolomeu, em homenagem a um engenho homónimo, criado pela mesma senhora, uma renomada quituteira do seu tempo. 
Os ingredientes são quase os mesmos empregados no primeiro: massa de mandioca, leite de coco, açúcar e ovos. A diferença está no uso de especiarias como canela, erva-doce e castanha-de-caju, que não fazem parte dos ingredientes do legítimo Souza Leão.
A fórmula do Souza Leão é disputada pelos cinco ramos da família (Gurjaú de Baixo, Matas, Caraúna,Tapera e Timbó), cada um diz que tem um ancestral, geralmente bisavó, autor da receita original.
Aqui vai uma receita se o quiser fazer e provar e para ver o passo a passo, clique aqui.
Ingredientes:

Massa
Farinha de trigo para polvilhar a forma
Manteiga para untar a forma
2 vidros de leite de coco (de 200ml cada)
12 gemas peneiradas
1 pitada de sal
5 xícara(s) de chá de massa de mandioca lavada e peneirada (húmida)

Calda:
2 e 1/2 xícara(s) de chá de açúcar
1 xícara(s) de chá de água
1 barra de manteiga (de 200g)
Preparação:

Massa
Misture a massa de mandioca com as gemas batidas e acrescente o sal.
Calda
Prepare uma calda juntando o açúcar e a água numa panela. Leve ao fogo até chegar ao ponto de calda fina e transparente. Acrescente a manteiga e misture tudo à massa do bolo.
Junte a mistura da calda e de manteiga à massa de mandioca.
Acrescente o leite de coco e mexa com um espátula até obter uma massa homogénea.
Transfira o preparado para uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido para assar até que se coloque o palito e este saia limpo.

Sem comentários: