quarta-feira, junho 20, 2018

14 Mentiras Que Pensamos Serem Verdadeiras !

1 - A CAPA DO TOUREIRO É VERMELHA PARA IRRITAR O TOURO:
É MENTIRA!
O touro não vê cores, a verdade é que os olhos dele não têm as células que captam as cores (cones). Sendo assim, não é a cor que deixa o touro irritado, mas sim a maneira como o toureiro movimenta o pano.

2 - BEBER ÁGUA COM AÇÚCAR ACALMA:
É MENTIRA!
A mistura não tem uma função calmante, muito pelo contrário. Ao tomá-la  estará a  beber uma fonte de energia. Sendo assim, a receita só funcionará se a pessoa estiver sem comer há muito tempo, e a água com açúcar matará a fome.

3 - OS SAPATOS DA CINDERELA SÃO DE CRISTAL:
É MENTIRA!
Originalmente os sapatos da Cinderela eram feitos de pele de esquilo. Acontece que um francês ao ouvir a versão medieval confundiu ''vair'' (pele de esquilo) com ''verre'' (vidro). A partir de então, todas as versões passaram a ter o famoso sapatinho de cristal.

4 - OS PINGOS DA CHUVA SÃO ARRENDONDADOS COM A OUTRA PONTA BEM AGUDA:
É MENTIRA!
Este formato de pingo não existe na natureza, os pingos da chuva são, na verdade redondos. Uma prova disso são os fabricantes de bolinhas de chumbo que resfriam o material largando-o de uma grande altura e que caem em forma de esfera.

5 - O CAMALEÃO MUDA DE COR PARA SE CAMUFLAR:
É MENTIRA!
Na verdade a mudança de cores do animal resultam das variações do seu estado emocional, e que muitas vezes, coincidentemente, são as cores do ambiente. As mudanças acontecem quando o camaleão fica com medo, encontra um camaleão do sexo oposto ou passa por mudanças de luminosidade ou de temperatura.

6 - ACORDAR UM SONÂMBULO PODE MATÁ-LO:
É MENTIRA!
Se acordar um sonâmbulo ele apenas ficará confuso, sem saber onde está ou o que está a acontecer. Porém, é difícil acordar um sonâmbulo, pois ele está na fase mais profunda do sono. Sendo assim, o mais indicado será levá-lo para a cama.

7 - A PERSONAGEM PERNALONGA É UM COELHO:
É MENTIRA!
A personagem foi inspirada numa lebre norte-americana chamada Lepus, com orelhas compridas e patas avantajadas.

8 - FILA INDIANA:
É MENTIRA!
A fila indiana deveria chamar-se fila indígena, pois não teve origem na Índia. Este comportamento foi observado, primeiramente, entre os índios norte-americanos que, enfileirados, pisavam uns nas pegadas dos outros para que não houvesse evidências de que estavam a andar em grupo.

9 -
O PRETO É A COR UNIVERSAL DO LUTO:
É MENTIRA!
Nos países orientais as pessoas não só se vestem de branco como também decoram o ambiente da mesma cor.

10 - A AMAZÓNIA É O PULMÃO DO PLANETA:
É MENTIRA!
As algas são o pulmão do planeta, pois elas são responsáveis por 55% do oxigénio que circula na atmosfera, pois se pensarmos 70% da superfície de nosso planeta é coberta por água. Os restantes (45%) são constituídos por bosques, florestas e etc.

11 - OS OLHOS CLAROS SÃO MAIS SENSÍVEIS À LUZ:
É MENTIRA!
Os pigmentos responsáveis pela cor da íris não têm nada a ver com a sensibilidade dos olhos em relação à luz. As células fotossensíveis ficam na retina (cones e bastonetes).

12 - O AVESTRUZ ENFIA A CABEÇA NOS BURACOS PARA SE ESCONDER:
É MENTIRA!
O avestruz não enfia a cabeça nos buracos (como acontece nos cartoons), na verdade ele encosta a cabeça no chão para que possa ouvir a aproximação dos inimigos. Além disso, serve também como camuflagem, pois a certa distância parece um arbusto.

13 - NÚMEROS ÁRABES:
É MENTIRA!
Os números que usamos, diariamente (1,2,3) são, originalmente, da Índia, pois nasceram no ano 500 e no século IX espalharam-se entre persas e árabes.
FONTE: Revista Mundo Estranho (edição 45, 144)

Sem comentários: