quarta-feira, novembro 23, 2016

Testa de Ferro por Acaso

Testa de Ferro por Acaso é um filme americano (1976), do género drama, realizado por Martin Ritt, que foi vítima do macartismo.

O termo macartismo (ou macarthismo) define um período de intensa perseguição anticomunista, que ocorreu nos EUA do final dos anos 1940 até meados dos anos 1950. Um dos maiores protagonistas deste período foi o senador Joseph McCarthy.
Durante esta fase, milhares de americanos, principalmente nos meios artístico, cultural e académico, foram acusados de serem comunistas e, consequentemente, anti-americanos.
Vários atores, realizadores e roteiristas entraram para uma lista negra, que os impedia de conseguir trabalho em Hollywood, já que nenhum estúdio ousava enfrentar os comitês de atividades anti-americanas.
Muitos filmes foram produzidos como forma de documentar e denunciar esta etapa sombria da história dos EUA, que ficou conhecida como uma  verdadeira caça às bruxas. Filmes como Boa Noite e Boa Sorte realizado por George ClooneyO Nosso Amor de Ontem, de Sydney Pollack e o Testa de Ferro Por Acaso, são um exemplo disso.
Testa de Ferro por Acaso  conta com a interpretação de Woody Allen, Zero Mostel, Herschel Bernardi, Michael Murphy, Andrea Marcovicci, Remak Ramsay, Danny Aiello, Josef Sommer, David Marguiles.

Sinopse:
Estamos em 1953. Howard Prince (Woody Allen) trabalha num restaurante e aceita ajudar Hecky Brown (Zero Mostel), um roteirista que é seu amigo. Hecky está na lista negra promovida pelo senador McCarthy e, com isso, não consegue emprego na TV e no cinema.
O plano pretende que Howard apresente numa emissora de TV um roteiro de Hecky como se fosse seu, sendo bem remunerado para isso. Como precisa saldar dívidas de jogo, Howard aceita. O plano dá certo e logo outros roteiristas pedem que ele faça o mesmo por eles, assinando os seus trabalhos. com o sucesso,
Só que à medida que lida com Florence Barrett (Andrea Marcovicci), que largou a TV por não suportar mais o ambiente que ali se vivia, e com um antigo astro que também está na lista negra, Howard começa a mudar o seu pensamento diante da situação em que está envolvido. Entretanto, ele próprio acaba por chamar a atenção do comitê anticomunista...

Sem comentários: