sexta-feira, junho 06, 2014

O Dia D

Na Segunda Guerra Mundial, os desembarques dos Aliados ocorreram na Normandia (França) e ficaram conhecidos como Operação Overlord e Operação Neptuno. Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 80 km, na costa da Normandia, dividido em cinco sectores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.
O desembarque começou na terça-feira, 6 de junho de 1944 (Dia D), faz hoje 70 anos, com início às 00h15min. No planeamento efectuado, o Dia D foi o termo usado para o dia do desembarque real. O assalto foi realizado em duas fases: um assalto aéreo com tropas aerotransportadas  (24 mil britânicos, estadunidenses, canadianos e tropas francesas livres), pouco depois da meia-noite e um desembarque anfíbio da infantaria aliada e divisões blindadas na costa da França, com início às 6:30 da manhã.
Havia também as operações de engodo organizadas sob os nomes de código, Operação Glimmer e Operação Tributável, para distrair as forças da Alemanha nazi, das áreas de pouso real.
 A operação foi a maior invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil tropas em 6 de junho de 1944.
195.700 pessoas das marinhas navais e mercantes aliadas, em mais de 5.000 navios, estiveram envolvidas na operação.
Veja a extraordinaria apresentação que se segue e que mostra a Normandia nos dias que se seguiram ao DIA D e os mesmos locais nos dias de hoje.  É um extraordinário documento.
E agora veja um vídeo sobre estes acontecimentos históricos.

Sem comentários: