sábado, maio 10, 2014

Olhar para Marte...

Marte é o quarto planeta a partir do Sol.  Foi baptizado com este nome em homenagem ao deus romano da guerra. É o segundo menor planeta do Sistema Solar e é muitas vezes descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante na sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.
Marte é um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras da Lua quanto os vulcões, os vales, os desertos e as calotas polares da Terra.  O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são também semelhantes aos da Terra.  Marte tem duas luas conhecidas, Fobos e Deimos, que são pequenas e de forma irregular.
O primeiro voo bem-sucedido sobre Marte foi feito em 1965 pela Mariner 4. As posteriores missões não tripuladas sugeriram que Marte já teve, na sua superfície, uma cobertura de água em grande escala.  Em 2005, dados de radar revelaram a presença de grandes quantidades de gelo de água nos polos e nas latitudes médias deste planeta. A sonda robótica Spirit recolheu amostras de compostos químicos que continham moléculas de água em março de 2007. A sonda Phoenix encontrou também amostras de gelo de água no solo marciano em julho de 2008.
Marte está a ser explorado, actualmente, por cinco naves espaciais: três em órbita — Mars Odyssey, Mars Express e Mars Reconnaissance Orbiter — e duas na superfície — Mars Exploration Rover Opportunity e Mars Science Laboratory Curiosity.
Assim, para conhecer melhor este planeta, proponho -lhe que veja a primeira foto panorâmica de Marte. Para isso basta clicar aqui.  Utilize o zoom para ver a qualidade da imagem!
É uma imagem absolutamente extraordinária, embora os entendidos digam que esta foto custou à humanidade cerca de 2.500 milhões de dólares.
Não deixe, contudo, de a ver. Vale bem a pena!

Sem comentários: