terça-feira, maio 06, 2014

O Cante Nas Escolas

Hoje sugiro-lhe que veja o documentário "O Cante Nas Escolas", de José Gonçalo, com imagens de José Ferrolho e José Gonçalo.
cante é um género musical tradicional do Alentejo, Portugal. Não é a única forma de expressão da música tradicional no Alentejo sendo, contudo,  mais característico do Baixo Alentejo do que do Alto Alentejo.
O Cante é um canto coral, em que alternam um ponto a sós e um coro, havendo um alto preenchendo as pausas e rematando as estrofes. O canto começa invariavelmente com um ponto dando a deixa, cedendo o lugar ao alto e logo intervindo o coro em que participam também o ponto e o alto.
Terminadas as estrofes, pode o ponto recomeçar com um nova deixa, seguindo-se o mesmo conjunto de estrofes. Este ciclo repete-se o número de vezes que os participantes desejarem. Esta característica repetitiva, assim como o andamento lento e a abundância de pausas contribuem para a natureza monótona do cante.
A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade deu formalmente entrada, no comité internacional da UNESCO, no final do ano passado. A preparação para esta candidatura criou, na região, um clima de entusiasmo e de necessidade de preservção deste traço da cultura alentejana. Daí o trabalho de preservação e de salvaguarda que tem sido feito nos últimos anos em torno da mais popular e genuína manifestação cultural do Alentejo. As escolas têm desempenhado, também, um papel significativo neste domínio. Daí o vídeo que lhe sugiro hoje.  Vale bem a pena.

Sem comentários: