segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Bullying

Bullying,  é um termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Nas escolas, a maioria dos actos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
Veja agora como é que uma professora deu, acerca deste assunto, uma lição de vida aos seus alunos:
"Ela quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para a amarrotarem, deitarem para o chão e pisarem. Em suma, podiam estragar a folha o mais possível mas não podiam rasgá-la.
As crianças ficaram entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amarrotarem a folha, tanto quanto possível.
De seguida, a professora pediu-lhes para apanharem a folha e a abrirem novamente com cuidado, para não a rasgarem. Deviam endireitar a folha com o maior cuidado possível. A docente disse-lhes, depois, para observarem o papel e verificarem como a folha estava suja e cheia de marcas. Em seguida, solicitou que pedissem, em voz alta, desculpa, enquanto a endireitavam. À medida que mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisar o papel, a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu então para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes a atenção para o facto de que essas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repará-las.
“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças” - afirmou a professora - “vocês podem pedir desculpa, podem tentar mostrar o vosso arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre.”
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças mostraram que a mensagem da professora tinha sido recebida e entendida".
Esta docente merece o nosso aplauso pela estratégia pedagógica adoptada. O bullying causa mais danos do que podemos imaginar!!! Todos temos filhos, netos ou amigos com crianças, que podem ser vítimas de bullying. Ajude a evitar este tipo de ocorrências. Denuncie estas situações.


Sem comentários: