sábado, janeiro 11, 2014

As Aventuras de Tintim

"As Aventuras de Tintim" é o título de uma série de histórias em banda desenhada, criado pelo autor belga conhecido como Hergé, em 1929.
O herói destas histórias aos quadradinhos é o personagem Tintim, um jovem repórter e viajante belga. Mais tarde surgiram, o Capitão Haddock, os gémeos Dupont e Dupond, entre outros personagens pitorescos. Tintim é auxiliado nas suas aventuras pelo seu fiel cão, Milu. Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil.  Estas histórias eram publicadas em semanários e, no fim de cada história, os quadradinhos eram reunidos em livros (23 no total, em 2008).
Tintin, o famoso repórter belga que protagonizou centenas de páginas de aventuras de banda desenhada, cumpriu ontem sexta-feira 85 anos, desde que se apresentou a 10 de janeiro de 1929 no suplemento juvenil Le Petit Vingtième.
Estas histórias foram adaptadas para versões animadas, para o teatro e também para o cinema e transformaram-se nos quadradinhos europeus mais populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50 línguas.
Hergé empregou enredos bem elaborados e de géneros variados: aventuras "swashbuckler" com elementos de fantasia; de mistério; de espionagem; e de ficção científica. As histórias do Tintim caracterizam-se também, tradicionalmente, pelo humor nas cenas de acção.
Se quiser recordar uma das mais célebres aventuras do Tintim, veja agora (em baixo), uma colectânea do "Tintin e O Segredo do Licorne".
E agora aprecie o trailer legendado de "As Aventuras de Tintim". Trata-se da adaptação cinematográfica realizada por Steven Spielberg e produzida por Peter Jackson das aventuras criadas pelo desenhador belga Hergé. Esta primeira aventura das três planeadas pela dupla, acompanha o detective Tintim, o cão Milu e os seus amigos em busca de um tesouro secreto.

Sem comentários: