segunda-feira, setembro 30, 2013

Destino

Em 1946, dois artistas geniais encontraram-se para um filme de animação que não aconteceu — na época!
Destino é uma curta metragem criada por Walt Disney e o famoso pintor catalão Salvador Dalí. Uma colaboração que se iniciou em 1945 e durou até 1958. Disney contratou Dalí para elaborar uma curta metragem baseada na canção "Destino", de Armando Rodriguez. A ideia inicial do filme era de uma mistura de animações do pintor e dançarinos ao vivo, recheado de efeitos especiais e surreais, mas tudo em apenas 6 minutos.
No entanto, o projecto acabou cancelado devido aos problemas económicos que os estúdios da Walt Disney enfrentaram no pós-guerra. O projecto foi mantido em segredo até 2003. Nessa altura, 57 anos depois, uma equipa de pessoas que incluía o sobrinho de Walt Disney, Roy Edward Disney, retomaram os storyboards e terminaram a animação, com a colaboração de pinturas originais de Dalí e da esposa do mito que orientou a animação. Nem Walt Disney, que morreu em 1966, nem Dali, morto em 1989, chegaram a ver o filme.
A história do filme  narra o amor de Chronos, o tempo personificado da mitologia grega,  por uma mulher de carne e osso. Veja aqui o surrealismo de Dalí de mãos dadas com o mundo mágico da Disney. Não perca! 

Sem comentários: