domingo, março 24, 2013

O Zé Povinho na Google


Rafael Bordalo Pinheiro foi homenageado com google doodle, no dia em que se assinalou o 167.º aniversário. Nascido a 21 de Março de 1846, Bordalo Pinheiro foi jornalista, professor desenhador, ilustrador, decorador e caricaturista político e social. Da sua obra podemos destacar o "Zé Povinho" (que é um símbolo do povo português), figura que permanece viva e que foi o mote para esta referência da Google.
Rafael Bordalo Pinheiro deixou, contudo, uma vasta obra, que se espalhou por diversas áreas, desde a escrita à caricatura, passando pela cerâmica, a decoração e a docência. Durante mais de três décadas, escreveu em inúmeros periódicos, quer em Portugal quer no Brasil. O tema dos seus textos estava invariavelmente relacionado com a política e a sociedade portuguesas. Lançou publicações como ‘O Calcanhar de Aquiles’, ‘A Berlinda’ e ‘O Binóculo’. Fez parte de uma geração que integrou nomes como Guerra Junqueiro, Ramalho Ortigão e Guilherme de Azevedo, entre outros.
Bordalo Pinheiro caricaturou as grandes figuras políticas do seu tempo, quer nacionais quer internacionais (desde a política à Igreja, passando pela cultura), valendo-se de um talento inato para a crítica social.
A figura mais popular é precisamente o "Zé Povinho", que transmite a imagem do povo português, no seu tempo, imagem essa que permanece actual. Bordalo Pinheiro deu um rosto e um sentimento ao povo, incapaz de ser enganado pelos podres da sociedade.
Muito populares, também, foram as "figuras de movimento", que são estatuetas compostas por uma base e um corpo humano presos por um arame. Estas peças, uma vez tocadas, repetem um movimento que as anima. Bordalo reproduziu nestas figuras tipos políticos e populares como o cura, o polícia da secreta, a ovarina, a Maria da Paciência ou a ama das Caldas.



Sem comentários: