segunda-feira, janeiro 09, 2012

O Passarinho

A ilha de São Miguel (Açores) fica situada no coração do Atlântico, e, é conhecida pela extraordinária diversidade de espécies que habita as suas águas. Mas este paraíso subtropical guarda outros tesouros em terra. Nas encostas montanhosas a Leste, encontramos a última mancha de floresta Laurissilva da ilha: o reino de um animal tímido e ameaçado – o Priolo.
O Priolo é uma espécie endémica da ilha de São Miguel e uma das aves canoras mais raras da Europa. A sua sobrevivência depende profundamente da preservação de um habitat único e ameaçado - a floresta Laurissilva.
Em 2009, Madalena Boto, realizou uma curta-metragem de 10 minutos sobre o Priolo e os perigos que ameaçam a conservação desta ave. Este vídeo serviu de apresentação do filme, que foi exibido em Dezembro pela SIC.
Esta é uma das três propostas que lhe faço hoje.

Priolo - teaser from Madalena Boto on Vimeo.

Primeiro veja a apresentação do Priolo e depois o filme de 2009 (que foi o Projecto final de curso em Produção de Documentários de Vida Selvagem na Universidade de Salford, e foi realizado com o apoio da equipa do Projecto LIFE Priolo da SPEA), clicando aqui.

Agora assista também, à espera frenética da autora deste projeto (a jovem realizadora Madalena Boto) pelos passarinhos, durante as duas primeiras semanas de rodagem do filme.

Behind the scenes from Madalena Boto on Vimeo.

Sem comentários: