sexta-feira, novembro 05, 2010

A Terra Australis

Em época de crise o melhor é passear sem sair de casa. Pode fazê-lo aqui, no Lume & Ar. Hoje o destino que lhe sugiro é longínquo. Mas, garanto-lhe que vale a pena.
A Austrália, oficialmente Comunidade da Austrália, é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania.
Compreende a menor área continental do mundo ("continente australiano"), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado, a sul e a oeste, pelo oceano Índico, pelo mar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.
O continente australiano e Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII.
Desde a formação da Comunidade da Austrália em 1901, que este país tem mantido um sistema político democrático, liberal e estável, continuando, a ser um dos reinos da Commonwealth e uma monarquia constitucional. A Rainha Isabel II é a Rainha da Austrália.
A população do país é de 21,7 milhões habitantes. Cerca de 60% dos habitantes, encontram-se concentrados em torno das capitais continentais estaduais de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide, e Darwin. A capital da nação é Camberra.
Tecnologicamente avançada e industrializada, a Austrália é um próspero país multicultural. Tem apresentado excelentes resultados em muitas comparações internacionais, tais como com os cuidados de saúde, a esperança de vida, a qualidade de vida, o desenvolvimento humano, a educação pública, a liberdade económica, bem como a protecção de liberdades civis e direitos políticos.
As cidades australianas aparecem também muito bem posicionadas, quando comparadas com as de outros países, em termos de habitabilidade, oferta cultural e qualidade de vida.
A Austrália faz parte da ONU, do G-20, da ANZUS, da OCDE e da OMC.
Aprecie, agora, esta belíssima apresentação sobre a Austrália.

Sem comentários: