sábado, setembro 04, 2010

A Valsa Com Bashir

Uma noite num bar, o realizador de cinema Ari Folman, conversa com um velho amigo. Este conta-lhe o pesadelo recorrente que o martiriza todas as noites. É perseguido por 26 cães. Todas as noites o mesmo pesadelo, todas as noites o mesmo número de bestas.
Os dois homens chegam à conclusão que há uma conexão entre o pesadelo e a sua missão no Exército Israelita, durante a primeira Guerra no Líbano, que ocorreu no início dos anos 80. Ari fica surpreendido pelo facto de não conseguir lembrar-se de nada acerca deste período da sua vida. Descobriu que precisava de saber a verdade acerca daquela fase e acerca de si próprio.
Daí o fime a Valsa Com Bashir.
Este filme do israelita Ari Folman conta a história de um ex-combatente que tenta recuperar as suas memórias da guerra do Líbano de 1982 - a entrada das tropas israelitas em Beirute, e depois os massacres nos campos de refugiados.
É aqui que se coloca uma questão que é recorrente nestes temas de responsabilidade militar. Até que ponto quem vê percebe o que está a acontecer?
Como lê um soldado o mundo em que se move?
"Eu vi coisas estranhas, mas nunca me passou pela cabeça que fosse isso" - é uma resposta aceitável?
A música, o desenho e a história são apenas alguns dos bons motivos para não perder A Valsa com Bashir (2008). Aprecie agora os vídeos prmocionais do filme. Não perca!



Sem comentários: