sexta-feira, junho 11, 2010

A Bolívia é...

A Bolívia é o meu país!
(...) um país multicultural, com muitas riquezas, várias línguas dentro do mesmo território, com uma gastronomia diversificada e principalmente com diversos sítios para conhecer e para descobrir.
Alvaro Suarez Araújo - 12º C

Aproveite o convite do Alvaro e visite a Bolívia.
A Bolívia é um país situado no centro-oeste da América do Sul. Está limitado a norte e a leste pelo Brasil, a sul pelo Paraguai e pela Argentina e a oeste pelo Chile e pelo Peru. Juntamente com o Paraguai, é um dos dois únicos países do continente americano, sem litoral marítimo. Também é o oitavo país mais extenso deste continente e o vigésimo sétimo do mundo. A capital oficial e sede do poder judiciário é Sucre e a sede do governo (poder executivo e legislativo) é La Paz.
A Bolívia é um país multicultural com muitas riquezas naturais e arqueológicas. Destaca-se a cultura Tiwanaku (na parte ocidental do país, próximo do lago Titicaca) cujos conhecimentos avançados foram legados ao Império Inca. Menos conhecidos são os vestígios culturais arqueológicos na região oriental tropical da Bolívia onde, entre outras, se desenvolveu a Cultura Hidráulica das Lomas, nas planícies de Moxos.
O estado boliviano foi fundado sob o nome de República Bolívar em homenagem ao seu libertador, Simón Bolívar. Posteriormente (1825), passou a designar-se por Bolívia. Como a Bolívia é um país sem litoral, o ocidente do país está situado na cordilheira dos Andes, com o pico mais elevado, o Nevado Sajama, a chegar aos 6542 metros. O centro do país é formado por um planalto, o Altiplano, onde vive a maioria dos bolivianos. O leste do país é constituído por terras baixas, e coberto pela floresta húmida da Amazónia. O lago Titicaca situa-se na fronteira entre a Bolívia e o Peru. No ocidente, na região de Potosi, encontra-se o Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo.
As cidades principais são La Paz, Sucre, Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba.
A região Oriente, a norte e leste, compreende três quintos do território boliviano, é formada por baixas planícies de muitos rios e grandes pântanos. No extremo sul localiza-se o Chaco boliviano, pantanoso na estação chuvosa e semi-desértico nos meses de seca. A nordeste da bacia Titicaca visualizam-se montanhas extremamente altas de 3.000 a 6.500 metros.
Os Andes atingem a Bolívia e dividem-se em duas grandes cadeias, a Oriental e a Ocidental. Nota-se que a cordilheira Ocidental é formada por vulcões inactivos ou extintos, e as rochas que a compõem são formadas por lava vulcânica petrificada. A cordilheira Oriental é composta por diversos tipos de rochas e areia.
Aproveite e descubra a cultura boliviana que apresenta aspectos extraordinários e pouco conhecidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá:

Bacana o blog!
Especialmente sobre a BOLÍVIA... Que foi buscando por tal país que acabei aqui. E outros países aqui abordados estão interessantes também!
Vi que gostas (e és?) da Bolívia...
Aparenta ser um país exótico/único mesmo. Estava procurando por alguma imagem de SUCRE (ou de COISAS ARTESANAIS DE LÁ)... R tais coisas mostram ser bem 'coloridas'!
É isso.

"Adiós",
Rodrigo Rosa (Porto Alegre)

r-arte@live.com
http://rodrigo-arte.blogspot.om/