quarta-feira, dezembro 03, 2014

Mona Lisa Desaparecida

"Mona Lisa Desaparecida" é um livro de R. A. Scotti publicado pela Casa das Letras. Neste livro, a autora faz um relato vívido e minucioso do maior furto da história da arte.
R. A. Scotti é a autora de "Os Segredos da Basílica de São Pedro". Escreveu também quatro romances e duas obras não ficcionais, como o recente bestseller "Sudden Sea: The Great Hurricane of 1938".
Sinopse (da editora):
"No final da tarde de domingo, 20 de Agosto de 1911, três homens entraram no Louvre. Disfarçando-se de funcionários do museu, esconderam-se até ao cair da noite. Dezasseis horas depois, o quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa, tinha desaparecido. Passaram vinte e quatro horas até alguém reparar. Quando por fim o alarme soou, a Polícia acorreu ao local. As portas foram trancadas, funcionários e visitantes detidos, mas o quadro desaparecera há muito. A França encerrou as suas fronteiras. E quando o museu reabriu uma semana depois do roubo, os parisienses fizeram fila em números nunca vistos para admirar o espaço em branco onde o famoso quadro estivera anteriormente pendurado. A caça ao homem estendeu-se de Paris a Nova Iorque, da Argentina a Itália, mas a Mona Lisa nunca foi encontrada.
Picasso e Apollinaire foram presos sob suspeita do roubo, mas posteriormente libertados por falta de provas. O Louvre, o Governo francês e o jornal Le Figaro ofereceram recompensas pelo regresso em segurança da Mona Lisa, mas o rasto estava frio… Até que, dois anos depois, o negociante de arte florentino Alfredo Geri recebeu uma carta assinada por "Leonardo". A Mona Lisa estava à venda. Neste livro, R. A. Scotti desvenda a verdade sobre o "crime do século".

Sem comentários: