sábado, janeiro 14, 2012

O Falcão de Malta

O Falcão de Malta, é um romance policial de 1930, do escritor americano Dashiell Hammett.
Considerada uma das melhores obras do autor, o seu enredo foi adaptado diversas vezes para o cinema.
O personagem principal é Sam Spade, que só aparece neste romance e em mais três contos menos conhecidos, do autor. Porém, este personagem é considerado uma das figuras responsáveis pela consolidação do género do romance "noir". Philip Marlowe, por exemplo, o personagem de Raymond Chandler, foi fortemente influenciado pelo Spade de Hammett.
Sam Spade reune diversas características de detetives anteriores. O que mais o caracteriza é a frieza, a sua atenção aos detalhes e a sua determinação incansável para conseguir uma justiça muito própria.
O Falcão de Malta fala de um tesouro pelo qual vale a pena matar. Sam Spade é um detective privado já curtido pelo tempo, com o seu solitário código de ética. Um bizarro ladrão chamado Joel Cairo, um homem gordo que dá pelo nome de Gutman e Brigid O'Shaughnessy, uma bela e traiçoeira mulher cuja lealdade muda com um tilintar de moedas, são os outros personagens. Estes são os ingredientes da melhor obra, da brilhante ficção policial, de Dashiell Hammett, uma novela que seduziu gerações de leitores.
Algumas das críticas de imprensa dizem o seguinte, acerca deste livro:
"O Falcão de Malta não é apenas a melhor história de detectives que alguma vez lemos; é um romance extraordinariamente bem escrito." - The Times Literary Suplement.
"Um reconhecido ponto de referência literário." - The New York Times Book Review.
"Dashiell Hammett é original. É um mestre das histórias de detectives, sim, mas também um escritor dos diabos." - The Boston Globe.
"A prosa de Hammett é limpa e totalmente excepcional. As suas personagens são as mais perspicazes e concisamente definidas da ficção americana." - The New York Times
Se quiser pode ver, já a seguir, o trailer do filme de 1941 com Humphrey Bogart e Mary Astor. Mas, sefor muito curioso, pode também visualizar um pequeno extrato do mesmo filme, clicando aqui.

Sem comentários: