sexta-feira, novembro 19, 2010

O Papel Principal

Maria Adelaide Ferreira (1959) é uma actriz e cantora portuguesa. Tem sem sombra de dúvida, uma das mais belas e poderosas vozes da música portuguesa.
Começou a sua actividade artística no Grupo 4 do Teatro Aberto, onde trabalhou com João Lourenço, Lia Gama, Rui Mendes, Henriqueta Maia, Irene Cruz, etc. Aí participou em espectáculos como Os Macacões e O Caso da Mãozinha Misteriosa (Ary dos Santos); O Chá dos Generais (de Boris Vian); Crónica Atribulada do Esperançoso Fagundes (Luís de Sttau Monteiro); Corpo Delito na Sala de Espelhos (José Cardoso Pires); Andorra (Marx Fritch) de que foi protagonista em 1980.
Gravou os singles "Meu Amor (Vamos Conversar os Dois)" e "Espero Por Ti" que tiveram a participação de Paulo de Carvalho. Entretanto trabalhou no cinema participando no filme "Kilas o Mau da Fita", de José Fonseca e Costa.
Em 1981, lançou o single Baby Suícida, que se torna um grande sucesso.
No Festival RTP da canção de 1984, vence o prémio de interpretação com o tema "Quero-Te, Choro-Te, Odeio-Te, Adoro-Te". É convidada para o Festival da OTI, realizado no México, onde fica em 2º lugar com o tema "Vem No Meu Sonho".
Em 1985, vence o Festival RTP da Canção, com o tema "Penso Em Ti (Eu Sei)"que é uma balada, representando, depois, Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Nesse ano estreia-se em televisão na série Duarte & Cia., de Rogério Ceitil (RTP1).
Em 1986 editou o álbum "Entre Um Coco e Um Adeus". "Amantes Imortais" é o disco de 1989, onde aparece a balada "Dava Tudo".
Em 1995 regressou aos discos com o álbum "O Realizador Está Louco", enquanto em 1998, é lançado o álbum "Só Baladas" com algumas das baladas antigas mais bonitas.
Em 2000, lançou o álbum "Sentidos" . Por sua vez, em 2008 lança o álbum "O Melhor de Adelaide Ferreira", onde junta todos os seus melhores êxitos.
Ouça-a, agora, numa das suas músicas mais conhecidas: O Papel Principal.

Sem comentários: