quarta-feira, janeiro 26, 2011

Lugares Perigosos

Hoje é difícil encontrar algum lugar na Terra que não esteja afetado pela poluição causada pelo homem. Infelizmente, às vezes, é preciso as coisas ficarem muito feias para que as pessoas tomem medidas para manter o planeta limpo.
Alguns dos lugares mais poluídos do mundo situam-se em países relativamente próximos de nós: Rússia, Ucrânia, Azerbeijão e Quirguistão (antigas repúblicas da U.R.S.S.). Mas, existem também lugares perigosos em países mais distantes (China, Perú, México, Zâmbia, Índia, Brasil, Argentina, etc.
Os dez lugares mais poluídos, que ficam em sete países, podem prejudicar a saúde de 12 milhões de pessoas, provocando asma, outras doenças respiratórias, problemas dermatológicos, cancro, defeitos congênitos e até a morte prematura.
A Rússia, a China e a Índia contêm a maioria das áreas onde a poluição tóxica e as pessoas convivem, com estes efeitos devastadores. A poluição é causada por lixo industrial, por esgotos que despejam os seus efluentes para rios e ribeiros, por lixeiras clandestinas, por gases lançados para atmosfera sem qualquer controle, etc.
Provavelmente projetos simples de engenharia poderiam tornar muitos destes lugares seguros para a saúde, mas frequentemente faltam a vontade política, o dinheiro e a capacidade técnica.
A ex-União Soviética responde por dez locais da lista dos 30 mais poluídos enquanto a China responde por seis. A lista anual costuma ser compilada com a ajuda de especialistas da Universidade de Harvard, da Universidade Johns Hopkins, do Hunter College em Nova York, do ITT, da Índia, da Universidade de Idaho, do Hospital Mount Sinai em Nova York, entre outros.
Proponho-lhe que veja a apresentação que escolhi para hoje para que veja como a poluição no mundo está a tomar proporções gigantescas e catastróficas. Verá que dá que pensar!

Sem comentários: