terça-feira, março 05, 2019

O Carnaval de Trindade e Tobago


A República de Trindade e Tobago, é um estado soberano, insular, das Caraíbas situado ao largo da costa nordeste da Venezuela e a sul de Granada, nas Pequenas Antilhas. Situa-se na confluência do mar das Caraíbas com o oceano Atlântico. Faz fronteira marítima com os Barbados a nordeste, com a Guiana a sudeste, e com a Venezuela a sul e a oeste.
O país tem uma área de 5 128 km² e é constituído pelas ilhas de Trindade (ou Trinidade), Tobago e numerosos ilhéus. A ilha de Trinidade é a maior e mais povoada, representando 94% da área do total e 96% do total de habitantes.
O Carnaval de Trinidade e Tobago é uma das mais importantes festividades deste país. No coração desta festividade está a música, e é especialmente importante a soca, ritmo afro-caribenho desenvolvido na ilha de Trinidade e que deriva do calypso.
Apesar da influência anglo - saxónica no país, o Carnaval foi introduzido em Trindade e Tobago pelos franceses, que mantiveram o controle da ilha até ao século XVIII. Assim, o Carnaval de Trinidad e Tobago tem sua origem na época do domínio francês sobre as ilhas. É provável que as raízes do carnaval tenham como antecedentes os costumes aristocráticos dos colonos franceses, em especial, as masquerades. Atualmente a forma que tem, deve-se à fusão desses costumes europeus com as dos escravos africanos que chegaram às plantações de Trinidade e Tobago.
Os primeiros antecedentes da atual música carnavalesca de Trinidade e Tobago - do final do século XIX - eram cantos compostos em crioulo francês caribenho, e a temática principal era a sátira da sociedade daquela época. Nos últimos anos, a soca tem substituído o calypso como a principal música do carnaval.
Durante o tempo do carnaval, efetuam-se competições musicais que contam com grande participação popular. Uma delas é a eleição do Rei do Calypso (Calypso Monarch), um título que é considerado como uma grande honra.
Os principais instrumentos musicais que acompanham os carnavais de Trinidade e Tobago são os tambores, os steelpan e as chaves. Até antes da época dourada do calypso (entre os anos de 1930 e 1960), também eram comuns o cuatro venezuelano, a trombeta, o clarinete e as maracas.
Os intérpretes da música carnavalesca praticam durante semanas com o propósito de levar as maiores salvas de palmas durante as competições contra os outros grupos.
Outro dos aspectos característicos deste carnaval são as roupas, muito elaboradas e decoradas com lantejoulas e outras fantasias. Apesar da variedade de vestimentas, existem algumas caracterizações que aparecem sempre no Carnaval de Trinidade e Tobago. Algumas delas são:
-O Pierrot Grenade que pronuncia discursos sobre temas da atualidade sempre acompanhados de música;
-Os Minstrels que são músicos negros que utilizam maquialhem branca na cara;
O Midnight Robber que concorre com o seu discurso com os dos narradores africanos;
O Jab Jab que é uma caracterização do diabo;
A Dame Lorraine que é uma paródia de uma aristocrata francesa do século XVIII.
Se quiser ficar a conhecer melhor este Carnaval das Caraíbas não deixe dever o vídeo abaixo.
Não perca esta oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário