domingo, novembro 03, 2024

As Vidas dos Outros

As Vidas dos Outros é um filme (drama, espionagem, suspense) realizado por Florian Henckel von Donnersmarck e que conta no elenco com Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Martina Gedeck.

Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, "As Vidas dos Outros", conquistou três Prémios do Cinema Europeu: Melhor Filme, Melhor Actor e Melhor Argumento e o Prémio do Público nos festivais de Locarno e Vancouver, "As vidas dos Outros" (2006) traça um retrato da situação vivida por intelectuais e artistas na Alemanha ainda dividida, vigiados pela Stasi, a polícia secreta do regime socialista. 

Segundo o realizador, Florian Henckel von Donnersmarck, no filme "cada personagem coloca questões com as quais nos confrontamos todos os dias: como é que lidamos com o poder e com as ideologias? Seguimos os nossos princípios ou os nossos sentimentos? Mais do que qualquer outra coisa, é um drama sobre a capacidade dos seres humanos fazerem o que está certo, não interessa até onde foram no caminho errado". 

Sinopse:
1984, Alemanha de Leste. Cinco antes antes da Glasnot e da queda do Muro, a população é mantida debaixo de controlo pela Stasi, polícia secreta alemã. A missão da Stasi é apenas uma: saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta cadeia de informadores/denunciadores. O filme acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler, um oficial altamente credenciado da Stasi, cuja missão é espiar um famoso escritor, George Dreyman (Sebastian Koch - que é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político), e a sua esposa, a actriz Christa-Maria Sieland. O agente encarregado da missão descobre um mundo particular de arte e amor com seus novos conhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário