quinta-feira, novembro 19, 2020

Rocamadour

Rocamadour é uma localidade numa comuna francesa na região administrativa de Occitânia, no departamento de Lot, sudoeste da França. 

Rocamadour foi construída num penhasco em etapas sucessivas. As  casas, os telhados e as suas igrejas parecem fazer parte da rocha que sai do Causse de Gramat (causse: no sudoeste da França, significa planalto de calcário que se estende entre dois vales). Como se situa num ponto alto permite-nos ter uma bela vista sobre um afluente do rio Dordonha.

O nome Rocamadour vem de "roc amator"  que significa "amante das rochas" . 

Esta localidade sagrada é um ponto turístico e de peregrinação.  Segundo diz a tradição, ali viveu o eremita Zaqueu de Jericó, morto por volta de 70 d.C., que amava as rochas, tendo cavado um eremitério numa delas. 

Reza a lenda que Zaqueu de Jericó terá trazido para Rocamadour a estátua da Virgem Negra, que no entanto é datada do séc. IX. 

Depois de terem sido relatados muitos milagres atribuídos ao túmulo de Zaqueu e ao santuário da Virgem, vários peregrinos famosos estiveram em Rocamadour, entre eles: São Bernardo, São Domingos, Leonor da Aquitânia, Henrique II da Inglaterra, Luís IX da França, Carlos IV da França e Luís XI da França. Na capela do santuário da Virgem, que fica num complexo de construções monásticas, existe uma escada de 216 degraus, que os peregrinos, ainda hoje, sobem de joelhos.

Rocamadour (Patrimônio Mundial da  UNESCO) é o segundo local mais visitado na França depois do Mont Saint-Michel e, é também conhecido, por um queijo de cabra que leva o seu nome.

Este local extraordinário irá transportá-lo para um outro tempo, um tempo em que as pessoas vinham de longe para adorar a Virgem Negra.



Sem comentários:

Enviar um comentário