terça-feira, maio 20, 2025

As Frigideiras de Braga

As Frigideiras de Braga fazem parte do património gastronómico desta cidade e até já foram referidas por escritores portugueses de referência, tais como, Almeida Garrett na sua obra "Viagens na Minha Terra", Camilo Castelo Branco em "A Bruxa de Monte Córdova" e Júlio Dinis que em 1870 se referiu a esta iguaria em "Serões da Província".

As Frigideiras são um prato típico da cidade de Braga e a visita a esta região Minhota não dispensa esta experiência gastronómica porque na  categoria dos salgados, as Frigideiras de Braga são uma iguaria muito apreciada.

A sua origem situa-se em 1796 na casa Frigideiras do Cantinho, que através de uma receita secreta, nunca desvendada pela casa, as produz e comercializa.

Confecionadas com carne de vitela moída, num folhado em forma de pastel, cozinhado com margarina e banha, estas Frigideiras apresentam um sabor único.

Frigideiras de Braga

Ao longo dos séculos, o estabelecimento Frigideiras do Cantinho, onde são confeccionadas as Frigideiras de Braga, sofreu várias remodelações, destacando-se a efetuada em 1953, que exigiu a reconstrução total do edifício. A remodelação que ocorreu em 1997, permitiu a descoberta de achados arqueológicos da época romana - do séc. II e III, que constituíam parte de Bracara Augusta. As descobertas podem ser hoje vistas e admiradas no interior do edifício.

Se não puder ir até Braga, pode sempre experimentar este petisco através de uma receita, obtida na internet, destas Frigideiras de Braga.
Aqui vai. Não perca esta oportunidade de as fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário