As Frigideiras de Braga fazem parte do património gastronómico desta cidade e até já foram referidas por escritores portugueses de referência, tais como, Almeida Garrett na sua obra "Viagens na Minha Terra", Camilo Castelo Branco em "A Bruxa de Monte Córdova" e Júlio Dinis que em 1870 se referiu a esta iguaria em "Serões da Província".
As Frigideiras são um prato típico da cidade de Braga e a visita a esta região Minhota não dispensa esta experiência gastronómica porque na categoria dos salgados, as Frigideiras de Braga são uma iguaria muito apreciada.
A sua origem situa-se em 1796 na casa Frigideiras do Cantinho, que através de uma receita secreta, nunca desvendada pela casa, as produz e comercializa.
Confecionadas com carne de vitela moída, num folhado em forma de pastel, cozinhado com margarina e banha, estas Frigideiras apresentam um sabor único.
![]() |
| Frigideiras de Braga |
Ao longo dos séculos, o estabelecimento Frigideiras do Cantinho, onde são confeccionadas as Frigideiras de Braga, sofreu várias remodelações, destacando-se a efetuada em 1953, que exigiu a reconstrução total do edifício. A remodelação que ocorreu em 1997, permitiu a descoberta de achados arqueológicos da época romana - do séc. II e III, que constituíam parte de Bracara Augusta. As descobertas podem ser hoje vistas e admiradas no interior do edifício.
-533h.webp)

Sem comentários:
Enviar um comentário