sábado, maio 25, 2024

Henfil

Henfil é um filme (documentário) realizado por Angela Zoé que conta no elenco com Jaguar, Ziraldo e Lucas Mendes

Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil (1944 - 1988), foi um cartunista, jornalista e escritor brasileiro.

Henfil defendia o fim da ditadura militar pelo qual o Brasil passou. Nessa época, uma série de cartunes de Henfil que ficou bastante conhecida foi O Cemitério dos Mortos-Vivos, em que "enterrava" personalidades públicas que, na opinião do cartunista, eram favoráveis a ditadura.

Em 1965, recebeu o troféu Cid Rebelo Horta como melhor cartunista.
Em 1981, Henfil ganhou o Prémio Vladimir Herzog na categoria Artes pelo conjunto da sua obra no veículo: Revista IstoÉ.

Sinopse:
O documentário regista uma proposta curiosa feita a uma turma de jovens animadores: tentar trazer para a atualidade as obras do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. Além desse processo, o filme traz-nos depoimentos de amigos e revelações sobre como o artista hemofílico lidava com sua doença e utilizava os seus desenhos como instrumento de luta contra a censura política da sua época.

sexta-feira, maio 24, 2024

Três Irmãos de Sangue

Três Irmãos de Sangue é um filme brasileiro de 2006 (documentário), realizado por Ângela Patrícia Reiniger.

O filme mostra a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário e como as suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX.
Os irmãos destacaram-se na luta em defesa dos direitos humanos e da justiça social.
Betinho, cientista social, exilado político, fundador da Campanha Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida, tendo sido indicado em 1994 para o Prémio Nobel da Paz. Henfil, cartunista que lutou pelo regresso dos exilados durante a ditadura militar e que criou a expressão Diretas Já, como forma de exigir a volta da democracia ao Brasil e Chico Mário que foi um músico pioneiro na criação de música independente e compositor de canções contra a tortura.

Sinopse:
"Três Irmãos de Sangue"
retrata a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, brasileiros que fizeram da solidariedade a sua grande arma na luta pela vida e que ajudaram a tornar o Brasil um país mais justo e solidário. Três Irmãos de Sangue (Completo) Um filme que mostra um pouco do que foi a vida desses três irmãos revolucionários que o Brasil teve a honra de conhecer: Betinho, Chico Mário e Henfil.
Agora assista ao trailer.

quinta-feira, maio 23, 2024

Zuzu Angel

"Zuzul Angel"  é um  filme (2006) do realizador Sergio Rezende.

Filme que conta com um grande elenco (Patrícia Pillar, Daniel Oliveira, Leandra Leal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Ângela Vieira, Alexandre Borges, Elke Maravilha, Paulo Betti, Nelson Dantas, Luana Piovani e muitos mais).

Nos anos negros da ditadura brasileira, Zuzu Angel era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho Stuart desapareceu. O filme é baseado na vida da estilista brasileira e mãe do militante político Stuart Angel Jones que foi torturado e assinado pela ditadura militar. 
Filme premiado e comovente. Uma história de amor e de luta que realmente existiu.

Sinopse:
Na esperança de encontrar seu filho Stuart Angel Jones (Daniel Oliveira), preso pela ditadura militar brasileira, a estilista Zuzu Angel (Patrícia Pillar) passa a perceber que precisará de esforços muito grandes para enfrentar os militares que se apossaram do poder. Vindo a notícia da morte de seu filho, Zuzu Angel passa a valer-se de seu talento, fama e reputação para militar aberta e destemidamente contra a ditadura civil-militar brasileira. 

Veja agora o Trailer.

E agora veja o filme.

quarta-feira, maio 22, 2024

Sete Anos em Maio

Sete Anos em Maio (2019) é uma curta/média-metragem realizada por Affonso Uchoa.

Neste filme o jovem negro Rafael dos Santos Rocha conta a sua história acidentada de ex-detido perseguido e torturado pela polícia. A sua longa narração, à noite, num descampado semi-iluminado, é uma das coisas mais pungentes que o cinema mostrou nos últimos tempos. O que há de real e de ficção nesta narrativa ficará sempre em aberto.

Sinopse:
Uma noite, há sete anos atrás, Rafael chegou a casa depois do trabalho e descobriu que pessoas que ele não conhecia o procuravam. O rapaz fugiu imediatamente, sem olhar para trás. A partir daquele momento, a sua vida mudou, como se aquela noite nunca tivesse terminado. Um dia, ao redor de um incêndio improvisado perto de uma fábrica, ele decide confidenciar a sua jornada a um estranho que teve uma experiência semelhante, também marcada por violência, vícios e miséria. O relato íntimo de Rafael encontra o testemunho coletivo de uma nação inteira oprimida pela pobreza, repressão policial e corrupção institucional.

terça-feira, maio 21, 2024

O Eterno Sonho de Kianda

O Eterno Sonho de Kianda é um livro do escritor espanhol (Navarra) Borja Monreal Gainza (com tradução de Ana María García Iglesias e Diogo Marques e ilustração de Loraxi López). 

Vencedor em Espanha do prémio de romance Benito Pérez Armas, O Sonho Eterno de Kianda é um romance  ambicioso que nos acompanha pela história recente de Angola enquanto nos fala da necessidade do diálogo inter-geracional e das dificuldades e frustrações das nossas aspirações utópicas. 

Sinopse:
Quando a mãe adoece, Kianda decide regressar a Angola numa viagem que será também um regresso ao passado da família, às razões do seu trágico exílio e aos segredos do misterioso desaparecimento do pai, o guerrilheiro Rui Alves. Em Angola, a história de Kianda e da sua mãe vai-se entrelaçar com a de Fábio e Paulo, dois amigos de infância cujos caminhos divergiram, assim como os seus respectivos posicionamentos perante o governo. Ao fundo, o passado e o presente de Angola e, no epicentro de tudo, os trágicos acontecimentos do 27 de Maio, que, apesar da distância, continuam na origem de uma sociedade fragmentada que procura reconciliar-se com o seu passado. 

segunda-feira, maio 20, 2024

Tortura Branca

Tortura Branca, Testemunhos de Prisioneiras Políticas Iranianas é um livro da escritora iraniana Narges Mohammadi.

A ativista de 51 anos ficou conhecida por lutar contra a pena de morte no Irão, um dos países que mais utiliza este método de punição. Mohammadi está na prisão de Evin, em Teerão (capital do Irão), cujos presos incluem pessoas ligadas ao ocidente e presos políticos.

Sinopse:

Em Tortura Branca, Narges Mohammadi, Prémio Nobel da Paz, revela as experiências de catorze mulheres, incluindo ela própria, nas prisões mais infames da República Islâmica do Irão.

Nenhuma destas mulheres cometeu qualquer crime: são prisioneiras de consciência ou reféns usadas como moeda de troca. Através da tortura física e psicológica, o Estado iraniano acredita que pode reabilitar as suas almas. As entrevistas recolhidas em Tortura Branca, realizadas enquanto todas as prisioneiras estavam na prisão ou a aguardar julgamento, são documentos impressionantes de humanidade, resiliência e integridade.

Enquanto os iranianos continuam a lutar pelo movimento "Mulheres, Vida, Liberdade", Tortura Branca condena o regime teocrático iraniano pelos seus crimes.

domingo, maio 19, 2024

O Pianista

O Pianista é um filme (2002), do género drama biográfico, realizado por Roman Polanski e que conta no elenco com Adrien Brody, Thomas Kretschmann e Emilia Fox.

O Pianista foi indicado para sete Oscars, incluindo na categoria de melhor filme tendo vencido nas categorias de Melhor Realizador (Roman Polanski), melhor ator (Adrien Brody) e melhor roteiro adaptado (Ronald Harwood). O filme também ganhou outros prémios, entre eles 2 BAFTA, 6 Césars, e a Palma de Ouro de Cannes. 

Sinopse:
O pianista polaco Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram a haver também restrições nazis aos judeus polacos. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães começaram a construir muros para encerrar os judeus nalgumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a refugiar-se em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.