segunda-feira, dezembro 02, 2024

Os Porquinhos Doces

A Porca de Beja ou Porquinho Doce é um dos doces típicos desta cidade alentejana. É o doce emblemático do café pastelaria Luiz da Rocha e da doçaria regional. 

Este doce foi também descrito como um "mimo" do Convento do Paraíso. O legado conventual tem uma forte influência na doçaria de Beja e um dos doces mais afamados é o Porquinho.

O Porquinho Doce é fabricado com massapão (doce de origem árabe que resulta da mistura de amêndoa com açúcar e claras) corado de castanho (para ter a cor do porco de raça alentejana) pela adição de chocolate, recheado com doce de ovos, doce de gila e fios de ovos. Pode também levar trouxas de ovos.

Apresenta-se em forma de porco deitado de lado sobre um guardanapo de papel rendado. Pode ser feito com vários tamanhos e formatos (o seu peso varia entre 1 kg até cerca de 2 kg), sendo os maiores os mais decorados. Aparece, por vezes, com a forma de uma porca a amamentar os leitõeszinhos, com duas contas de vidro no local dos olhos e, no dorso, com folhas de azinheira e bolotas feitas da mesma massa. 

Embora seja uma gulodice ou sobremesa que se come durante todo o ano é muito frequente nas mesas  do Natal. O porco é um animal fundamental na alimentação dos alentejanos e sendo a época do Natal a época por excelência das matanças, daí que a pastelaria Luiz da Rocha o tenha começado a fabricar como doce de Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário