Mapa de Cochim -1635 |
Tem cerca de 600 000 habitantes, e a sua área metropolitana, mais de 1 500 000 habitantes, tornando-a a maior área urbana de Querala.
Ocupada por forças portuguesas em 1503, tornou-se um entreposto europeu na Índia. Permaneceu como capital da Índia Portuguesa até 1510, quando os portugueses elegeram Goa como capital. Foi ocupada posteriormente pelos Holandeses, os Mysores e os Britânicos.
Entre os muitos pontos históricos da cidade, relacionados com as navegações portuguesa destacam-se, entre outros, a Igreja de São Francisco, onde foi sepultado Vasco da Gama (posteriormente trasladado para Portugal), a Fortaleza de Cochim e a Basílica de Santa Cruz.
Em 1947, quando a Índia obteve a sua independência do poder colonial britânico, Cochim foi o primeiro principado a unir-se à União Indiana voluntariamente.
Mapa artístico da Fortaleza de Cochim |
Cochim ou Kochi cresceu como centro da indústria de transportes, do comércio internacional, do turismo e das tecnologias da informação e comunicação. É o mais importante centro comercial de Querala e uma das metrópoles secundárias de maior crescimento na Índia. Como outras grandes cidades nos países em vias de desenvolvimento, Cochim continua a lutar com problemas resultantes da urbanização como o congestionamento de trânsito e o impacto ambiental da atividade humana.
A cidade mantém, hoje, uma herança colonial resultante de culturas diferentes e da mistura de tradição e modernidade.
A Igreja de S. Francisco (1503), construída por portugueses com o túmulo vazio de Vasco da Gama;
O Museu Indo-Português;
A Basílica de Santa Cruz;
O Santuário construído junto à basílica de Santa Cruz dedicado a Nossa Senhora de Fátima;
O Bairro da Fortaleza de Cochim (com casas coloniais cobertos de azulejos e vários locais de prática religiosa);
A Sinagoga de Cochim ou Sinagoga de Paradesi (construída em 1568);
O Palácio de Mattancherry (construído pelos portugueses e restaurado pelos holandeses);
Cochim e o estado de Kerala são considerados como "uma outra Índia": mais limpa, mais verde, com influência portuguesa e judaica, onde se come churrasco e as mulheres têm voz.
Fort Kochi, área mais antiga (centro histórico) e turística da cidade;
Ernakulam, centro comercial, interligado por metropolitano;
Edapally, subúrbio com alguns shoppings e atrações.
Existem outras áreas e ilhas ligadas por pontes, mas os três lugares acima referidos são os principais locais a visitar. Além disso existem algumas regiões ligeiramente mais afastadas que merecem atenção, como Munnar, onde ficam as plantações de chá; e Allepey, de onde partem os passeios de hotéis flutuantes pelos backwaters.
Sem comentários:
Enviar um comentário