quarta-feira, setembro 11, 2024

Os Caderninhos de Baile

Os Caderninhos de Baile ou de Dança ("carnet de dance", "carnet de bal", "Dance Cards" ou "Tanzkarte") eram uma espécie de caderninhos com um lápis e uma corrente que os prendia ao pulso da senhora ou menina.

Estes caderninhos, cartões de dança ou programas de baile, eram usados para as damas registarem os nomes dos cavalheiros com quem pretendiam dançar em cada dança sucessiva num baile formal, ou seja, eram um acessório feminino fundamental na sua vida social.

Nenhuma menina ou senhora que se prezasse deixava de se fazer acompanhar do seu "carnet" nos bailes românticos do séc. XIX. Nele anotava de forma ordenada o nome dos cavalheiros que lhe pediam a honra de uma dança. E alterar a ordem de inscrição era considerado uma ofensa grave para aquele que era ultrapassado.

O programa contendo as valsas e as polcas que seriam tocadas era divulgado antes do baile. Assim,  os homens sabiam de antemão que música requisitar à sua favorita. 


Os Caderninhos de Baile mais luxuosos eram feitos de materiais nobres como o marfim, a madrepérola, a tartaruga, o ouro ou a prata, e eram decorados com pedras preciosas (diamantes, rubis, etc). 

Se quiser ficar a conhecer algumas destas preciosidades não deixe de clicar aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário