quinta-feira, setembro 19, 2024

O Japonismo

Ponte japonesa, Claude Monet, 1899

A influência do Japão na arte europeia é conhecida pelo nome de Japonismo. 

O Japonismo é um termo de origem francesa utilizado pelo colecionador e crítico de arte francês Philippe Burty (1830-1890) referindo-se à influência e popularidade do design e da arte japonesa da segunda metade do século XIX. 

Este termo foi desenvolvido para explicar a repentina expansão e popularidade das estampas "ukiyo-e", um estilo de pintura parecido com a xilogravura japonesa, criada ao longo do período Edo, de objetos artísticos e decorativos japoneses que influenciaram os artistas e obras ocidentais, com maior destaque nos Estados Unidos e Europa. 

Japonismo começou a desenvolver-se por volta da segunda metade do século XIX, sendo promovido pelas

La Japonaise, Claude Monet
Madame Monet en costume japonais

Exposições Internacionais de 1862, 1867 e 1878, em cidades como Londres e Paris

O Japão passou cerca de três séculos, sem contacto com o ocidente, e a sua cultura era desconhecida para o resto do mundo. Enquanto estiveram isolados, os japoneses criaram estilos originais de expressão artística, com temas variados, em especial os ligados à tradição militar, à religião, ou ao quotidiano, tendo desenvolvido também técnicas peculiares de produção.

O Japonismo não pode ser considerado como uma "cópia" do Japão pela Europa, mas sim um encontro entre as duas culturas. 

As xilogravuras do "Ukiyo-e" chegaram ao mercado de arte europeu, numa época em que o impressionismo estava a florescer na Europa. 

Muitos aspectos dos movimentos artísticos da Art Nouveau e do Impressionismo não podem ser entendidos sem uma referência aos modelos japoneses. Entre os pintores mais influenciados pelo Japonismo estão Van Gogh, Manet, Monet, Degas, Gauguin, Seurat, Mucha, Bonnard, Matisse, entre outros.

Imagem original e cópia feita por Van Gogh.

Van Gogh utilizou a palavra Japonaiserie para nomear essas influências da arte japonesa na estética artística europeia. O artista utilizou as pinturas do artista japonês chamado de Hiroshige como inspiração (como pode ver no vídeo abaixo).

Embora a influência do Japonismo nas artes visuais seja notável, ela não se restringe apenas a esta área artística, tendo influenciado também a arquitetura, o paisagismo e a moda.

Com o início e o fim da Primeira Guerra Mundial esse tipo de influência japonesa e as estéticas modernistas deixaram de fazer sucesso.

Assista agora ao vídeo o Japonismo e o surgimento da Arte Moderna.
E agora a influência da arte japonesa em Van Gogh.

Sem comentários:

Enviar um comentário