quarta-feira, junho 05, 2024

O Arroz Proibido

Existe uma grande variedade de arroz, incluindo o arroz branco, integral, selvagem, jasmim, basmati, o arroz preto, entre outros. 

O Arroz Proibido nada mais é que o arroz preto ou negro. Em italiano é conhecido como riso venere.

É originário da China, onde é conhecido como arroz proibido. Proibido porque só era reservado para o imperador,  já que na altura se dizia promotor da longevidade. Todos as outras pessoas estavam proibidas de o consumir.

É um arroz integral de profunda cor negra com reflexos púrpura, de grão médio e não glutinoso da espécie Oryza sativa L., como o agulha ou o carolino, mas sofreu uma mutação genética ocasional que lhe deu a cor. A partir daí, essa mutação foi sendo replicada. 

Tem um sabor intenso, que remete para as castanhas. Fica macio e cremoso e é um bom acompanhamento para peixes e frutos do mar.

É um alimento com muito valor nutricional, rico em fibra, e uma fonte natural de ferro. 

Também é saciante, rico em proteínas e ajuda a regular o colesterol . Está carregado de fibras, em primeiro lugar porque é integral, mas também pelas suas próprias características. Os hidratos que contém são de libertação lenta, ideais para regular o açúcar no sangue. 

Durante a cozedura liberta um delicado aroma de frutos secos que o acompanha durante a degustação.

E agora aprenda a prepará-lo;

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz preto
½ cebola
3 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
1 folha de louro
½ colher (chá) de sal

Preparação:
Descasque e pique a cebola bem fininha. Numa chaleira, leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.

Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o louro e misture bem.
Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
Meça 3 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio, não mexa mais.
Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tape parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo danpanela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
Desligue o fogo e mantenha a panela tapada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário