quarta-feira, maio 15, 2024

Ricardo e a Pintura

Ricardo e a Pintura é um filme (documentário) do realizador suíço-iraniano  Barbet Schroeder, que começou no cinema como produtor da "nouvelle vague" francesa. No 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐫𝐧𝐨 𝟐𝟎𝟐𝟑 ganhou o 𝐋𝐞𝐨𝐩𝐚𝐫𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐇𝐨𝐧𝐫𝐚.
De Buenos Aires à Finisterra, passando por Paris e pelo Peru, o filme convida-nos a mergulhar na história da pintura e dos grandes artistas (da gruta de Chauvet à arte Grega ou aos Aztecas, a Tiepolo, Caravaggio e Velazquez, ao Cubismo, Braque e Picasso) navegando pela história da arte e reconstituindo-a de forma original e viva, e a descobrir a vida de um homem excepcional, que, totalmente comprometido com a sua paixão pela arte e com uma enorme generosidade, transmite esta paixão às crianças da aldeia bretã onde acabou por se radicar.
"Este filme é, com toda a modéstia e inteligência perspicaz, uma aprazível viagem à história da pintura."
Libération (Anne Diatkine)

Sinopse:
Ricardo e a Pintura é o retrato íntimo e luminoso, traçado por Barbet Schroeder, do seu amigo Ricardo Cavallo, que consagrou toda a sua vida à pintura. De Buenos Aires à Finisterra, passando por Paris e pelo Peru, o filme convida-nos a mergulhar na história da pintura e dos grandes artistas, e a  descobrir a vida deste homem excepcional, que, totalmente comprometido com a sua paixão pela arte e com uma enorme generosidade, transmite esta paixão às crianças da aldeia bretã onde acabou por se radicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário