Ingredientes:
Laranja – 1 (Raspa e Sumo)
Limão – 1 (Raspa e Sumo)
Rum – 150ml (Ou outra bebida alcoólica)
Manteiga – 250gr
Açúcar Mascavado – 200gr
Farinha sem Fermento – 175gr
Amêndoa – 100gr (Moída)
Amêndoa – 100gr (Fatiado)
Fermento em Pó – 1/2 Colher de Chá
Mistura de Especiarias – 2 Colheres de Chá
Canela em Pó – 1 Colher de Chá
Cravo da Índia – 1/4 Colher de Chá
Ovos – 4 (L)
Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
Manteiga – Para Untar
Rum – Para Embeber (Ou outra bebida alcoólica)
A mistura de frutas é a gosto, mas de preferência deve ter passas, sultanas, groselhas, cerejas, ameixas secas e arando. A bebida a utilizar é uma à sua escolha, mas use sempre a mesma, tanto para fazer o bolo como também para o enriquecer mais tarde.
Quanto à mistura de especiarias pode comprar uma já preparada para este bolo ou pode fazê-la em casa, para isso misture 1 colher de chá destas especiarias secas: pimenta da Jamaica, canela, noz moscada, tempero de macis (ou mais 1 colher de noz moscada), cravo-da-índia, coentros e gengibre.
Coloque as frutas secas, raspas, sumo, álcool, manteiga e açúcar numa panela em lume médio, deixe levantar fervura, depois baixe e deixe cozinhar por uns 5 minutos, depois retire a mistura para uma tigela e deixe arrefecer pelo menos uns 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a uns 150ºC e prepare uma forma redonda pequena com uns 20 centímetros de diâmetro mas alta (para ficar um bolo pequeno e alto), depois unte-a com manteiga e cubra-a com papel antiaderente no fundo e nos lados.
Adicione os restantes ingredientes na taça e misture bem. Deite depois na forma e bata a forma umas quantas vezes numa mesa para retirar bolhas de ar. Use depois uma espátula para alisar o topo do bolo e leve-o ao forno a cozer por umas 2 horas.
Pique o bolo com um palito longo, se o palito sair seco então o bolo está pronto. Tire o bolo do forno (mas não o tire da forma), pique-o com um espeto ou palito de espetada umas quantas vezes e deite por cima do bolo ainda quente 2 colheres de sopa do álcool que escolheu. Deixe o bolo esfriar na forma antes de o retirar da mesma.
Se quiser manter o bolo por vários dias, depois de frio embrulhe-o, então, em película aderente e de 15 em 15 dias adicione mais 1 ou 2 colheres do álcool que escolheu e volte a embrulhá-lo na película. Quando o quiser comer, coma-o pelo menos 1 semana depois de ter adicionado o álcool (para secar o exterior um pouco).
Pode também, em alternativa, depois de ficar frio, cobri-lo com uma camada grossa de glacé real branco (que o vai proteger e manter húmido).