a quebrada e a sinuosa Tudo é preciso. De tudo viverás.
Cuida com exatidão da perpendicular e das paralelas perfeitas. Com apurado rigor. Sem esquadro, sem nível, sem fio de prumo, traçarás perspectivas, projetarás estruturas. Número, ritmo, distância, dimensão. Tens os teus olhos, o teu pulso, a tua memória.
Construirás os labirintos impermanentes que sucessivamente habitarás.
Todos os dias estarás refazendo o teu desenho. Não te fatigues logo. Tens trabalho para toda a vida. E nem para o teu sepulcro terás a medida certa.
Somos sempre um pouco menos do que pensávamos. Raramente, um pouco mais. Cecília Meireles
Todo Mundo Odeia o Chris (2005) é uma série de TV de Chris Rock e Ali LeRoi com Tyler James Williams (Chris Rock), Tichina Arnold (Rochelle Rock).
Baseada na vida do comediante Chris Rock, a série conta a história de Chris, um adolescente negro que vive com a família no bairro do Brooklyn...
O típico e conhecido "Mac and cheese" ou macarrão com queijo, é uma marca registada dos americanos, tendo sido também um alimento popular durante a Grande Depressão, em 1929 e hoje é um prato servido no dia de Ação de Graças.
A receita tradicional é composta por macarrão do tipo tubo ou cotovelo, ovos batidos e muito, mas mesmo muito, queijo.
O mac and cheese popularizou-se por ser uma receita prática e saborosa, ideal para quem ama massas e queijos.
A Vila Sousa ocupa um quarteirão inteiro e localiza-se no Largo da Graça, 82, em Lisboa. Esta vila operária foi inaugurada em 1890.
A Vila Sousa foi construída sobre um palácio arruinado (o palácio dos Condes de Vale de Reis, devastado pelo Terramoto de 1755 (depois reconstruído, sendo novamente destruído por um incêndio que deflagrou em 1819). O que restava daquela arquitetura, foi comprado pelos irmãos Tomaz da Costa para aí edificarem a vila, em 1889. O nome atual ("João Luiz de Sousa" - nome que se lê na porta) está ligado à posse da vila, em 1918, por João de Luís de Sousa & Filho.
É um edifício de grande imponência, que ocupa uma área importante daquele largo, ao lado do qual existiu o Botequim da Natália Correia (agora recuperado). A Vila Sousa apresenta uma imponente fachada exterior decorada com belíssimos azulejos azuis. O acesso à vila propriamente dita faz-se por intermédio de um portão de ferro e, no seu interior, o pátio central é cercado por casas contíguas de dois e quatro pisos.
Estas vilas operárias existem em Lisboa a partir do XIX devido ao incremento da indústria e às necessidades crescentes de mão de obra, daí terem começado a ser construídas em Lisboa para alojar a população que chegava à cidade vinda do campo.
Veja agora o vídeo sobre a Vila Sousa que tem a canção Na Minha Rua de Anaquim.
Excerto do documentário em duas partes INSUBMISSA, sobre a escritora portuguesa Natália Correia (1923-1993), produzido em 2021 pela Nanook para a RTP2 com realização de Joaquim Vieira, que assina o guião conjuntamente com Filipa Martins.
História dos Paladaresé um livro (2020) em três volumes (Livro 1: Sedução, Livro 2: Perdição e Livro 3: Redenção) da escritora Deana Barroqueiroque foi "Prix de la Littérature Gastronomique 2021" pela Académie Internationale de la Gastronomie".
Sinopse:
A história da evolução do gosto, que levou à educação do paladar e à eleição da gastronomia como uma arte, percorreu um longo caminho, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias.
Esse percurso é aqui narrado através de acontecimentos, episódios históricos e mitos nacionais e universais, personalidades que refletiram e influenciaram o mundo dos paladares (reis, filósofos, cientistas, escritores) e também mais de 250 receitas que atravessaram séculos ou mesmo milénios, por via oral, manuscrita ou impressa, chegando quase inalteradas aos nossos dias.
Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos.
Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.
A camisa Jeans émais uma peça intemporal que dá muita jovialidade ao seu look. É também uma peça muito versátil que pode ser usada de várias formas e permite criar composições muito interessantes. Convém salientar que a camisa jeans pode ser usada por pessoas de todas as idades, desde as criancinhas até aos jovens com mais de 80 anos.
Ouça a cantora Janis Joplin em Work me Lord (ao vivo em Estocolmo 1969).
Work me, Lord, work me, Lord Please don't you leave me I feel so useless down here With no one to love Though I've looked everywhere And I can't find me anybody to love To feel my care
So, oh, oh, work me, Lord Whoa, use me, Lord
Don't you know how hard it is, Trying to live all alone? Every day I keep trying to move forward But something is driving me, oh, back Honey, something's trying to hold on to me To my way of life
So don't you forget me down here, Lord No, no, no, no, no, no, no... Ah, ah, don't you forget me, Lord
Well I don't think I'm any very special Kind of person down here, I know better But I don't think you're gonna find anybody Not anybody who could say that they tried like I tried The worst you can say all about me Is that I'm never satisfied. Whoa!
Whoa, oh, oh, work me, Lord, hmm, use me, Lord Please, honey, don't you leave me I feel so useless down here I can't find me anybody to love me And I've looked around I've looked everywhere, everywhere And I can't find me anyone to love To feel my care
So honey, don't you go and leave me, Lord No, no, no, no, no, no, no... Honey, don't you go and leave me, Lord
Can I show you how hard it is Trying to live when you're all alone? Everyday I keep pushing Keep trying to move forward But something is driving me, oh, back And something's trying to hold on to me To my way of life, why?
Oh please, please, oh don't you go and Forget me down here, don't forget me, Lord I think that maybe you can use me, maybe Maybe I can help you, say that, whoa
Oh please, please, don't you go and leave me, Lord No, no, no, no, no, no, no, whoa, whoa please Hmm please, don't you leave me, Lord
Se gosta de viajar, nem que seja virtualmente, não deixe de conhecer a cidade de Orlandoatravés do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileiros.
Orlandoé uma cidade localizada no estado norte-americano da Flórida, no condado de Orange, do qual é sede. Foi fundada em 1873.
A cidade está localizada na região central do estado, possuindo um clima subtropical. Os pântanos são comuns nesta região. A cidade é famosa pelas suas atrações turísticas, em especial pela Disney. Orlando recebeu em 2012 mais de 55 milhões de turistas, tornando-se a cidade mais visitada dos Estados Unidos e a segunda mais visitada no mundo.
Parte 1: Patrícia acompanha - nos num passeio de balão no Orlando Balloon Rides, de onde se admira o nascer do sol de um ponto alto.
Parte 2 : Angélica mostra-nos o Gatorland Park, que abriga muitos jacarés, cobras, aranhas e lagartos. Mais tarde, acompanhamos a jovem até à "baixa" (Downtown) de Orlando, um bairro conhecido pela movida e agitação à noite.
Parte 3: Vinícius e a família vão dar um passeio numa das mais tradicionais atrações turísticas de Orlando: o parque Magic Kingdom, da Disney. De lá, vão para o I-Drive 360, um complexo de entretenimento que conta com diversas atividades.
Parte 4: Pedro é jogador da equipa de futebol Orlando City e abre-nos as portas do centro de treino para nos mostrar um pouco da rotina da equipe.
Parte 5: Carol e Aline são blogueiras de moda e sabem tudo sobre compras. Passeiam por várias lojas, experimentam várias roupas, adereços, relógios, andam de descapotável, degustam vinhos famosos e comem pratos refinados.
Parte 6: Rodrigo mostra-nos como é possível viver em Orlando sem gastar muito. Ele inicia o passeio no Lake Eola Park, um parque aberto onde é possível fazer um passeio e alimentar os animais que por lá transitam.