quinta-feira, setembro 14, 2023

A Vila Sousa


 A Vila Sousa ocupa um quarteirão inteiro e localiza-se no Largo da Graça, 82, em Lisboa. Esta vila operária foi inaugurada em 1890. 

A Vila Sousa foi construída sobre um palácio arruinado (o palácio dos Condes de Vale de Reis, devastado pelo Terramoto de 1755 (depois reconstruído, sendo novamente destruído por um incêndio que deflagrou em 1819). O que restava daquela arquitetura, foi comprado pelos irmãos Tomaz da Costa para aí edificarem a vila, em 1889. O nome atual ("João Luiz de Sousa" - nome que se lê na porta) está ligado à posse da vila, em 1918, por João de Luís de Sousa & Filho.

É um edifício de grande imponência, que ocupa uma área importante daquele largo, ao lado do qual existiu o Botequim da Natália Correia (agora recuperado). A Vila Sousa apresenta uma imponente fachada exterior decorada com belíssimos azulejos azuis. O acesso à vila propriamente dita faz-se por intermédio de um portão de ferro e, no seu interior, o pátio central é cercado por casas contíguas de dois e quatro pisos.


Estas vilas operárias existem em Lisboa a partir do XIX devido ao incremento da indústria e às necessidades crescentes de mão de obra, daí terem começado a ser construídas em Lisboa para alojar a população que chegava à cidade vinda do campo. 



Veja agora o vídeo sobre a Vila Sousa que tem a canção Na Minha Rua de Anaquim.

Sem comentários:

Enviar um comentário