quinta-feira, novembro 16, 2023

Os Omamori

 A palavra Omamori, significa literalmente, "proteção". Os Omamori são amuletos japoneses comumente vendidos em santuários xintoístas e budistas, são dedicados a determinados kami do xintoísmo assim como a figuras budistas. Os omamori consistem num pedaço de papel ou madeira com uma mensagem de sorte, paz e fé escrita além do nome do templo ou santuário onde foi obtido, guardado dentro de um saquinho de tecido com um cordão para que seja amarrado em qualquer lugar. É comum vê-los pendurados dentro dos automóveis da família, para trazer sorte.

Os omamoris tradicionais não são vendidos em lojas, e são pequenos sacos de brocado fechados, com uma bênção dentro e vendidos em santuários e templos no Japão. Estes são os amuletos da sorte mais comuns no Japão.

Existem diferentes Omamori, que prometem de tudo, desde um casamento feliz até boas notas na escola, porém, é considerado de má sorte, abri-los para ver o que há dentro do saco.

Um dos mais poderosos e populares omamori do Japão, é o talismã katsumori. Este dá ao seu utilizador a força do sucesso. Porém, só é eficiente quando o portador tem um objetivo ou foco muito bem definido em mente. Caso contrário servirá apenas como um acessório bonito.

Além disso, não deve ser compartilhado com outras pessoas para que a energia do katsumori possa cumprir o seu propósito.

Este omamori pode vir com o desenho de uma flecha, símbolo xintoísta para marcar um objetivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário