quarta-feira, setembro 20, 2023

Eu Fui a Secretária de Hitler

Eu Fui a Secretária de Hitler é um filme (documentário) austríaco de 2001, realizado por por André Heller e Othmar Schmiderer.

O documentário é uma entrevista de 90 minutos com Traudl Junge, última secretária de Adolf Hitler. É o primeiro depoimento de Traudl, que revela detalhes da sua convivência com o líder nazi. Nela Junge mostra-se uma adversária ferrenha do nacional-socialismo, mas também uma mulher idosa perplexa com a ignorância e a incapacidade de uma jovem ingénua de não identificar a gravidade da situação, com a qual colaborava.

Aqui Traudl Junge, 81 anos, fala pela primeira vez na história diante de uma câmara. Na primavera de 2001, o realizador André Heller finalmente conseguiu convencê-la sobre a importância de registar as suas memórias para a posteridade. Ela mostra uma memória excecional, mas também demonstra algumas dúvidas e reflexões pessoais. No total, foram gravadas 10 horas de material, do qual foram editados 90 minutos para o documentário, sem o uso de imagens de arquivo. 

Sinopse:

Jovem de 22 anos na época da admissão, Junge foi a secretária particular de Hitler desde o outono de 1942 até à derrocada do regime nazi, em 1945. Ela acompanhava-o para todo o lado, seja no seu comboio exclusivo, seja no seguríssimo bunker anti-bombas do Führer. Foi ali que Hitler lhe ditou o seu testamento. O seu trabalho era datilografar, mas já em 1942, com os maus resultados da guerra, passou a ser uma das companhias preferidas do Führer - que odiava os almoços e os cafés com generais e os problemas que surgiam ao seu redor. Assim, Traudl pôde ouvir confidências e observar os hábitos do chefe, como o apego de Hitler por Blondie, uma cadela de estimação, e o funesto ritual de casamento e morte com Eva Braun em abril de 1945.

Sem comentários:

Enviar um comentário