terça-feira, julho 18, 2023

O Tesouro Iraniano

O Irão é um país com uma cultura e uma história ricas, pelo que as suas cidades oferecem aos visitantes muitos testemunhos dessa riqueza. A descoberta dos seus museus é fundamental e demonstra o património cultural deste país.
O Museu Nacional de Joias do Irão (situado em Teerão) é um dos 10 melhores museus de joalharia do mundo. O Tesouro das Joias Nacionais, é um museu que depende do Banco Central do Irão, que é o seu guardião legal, sendo de visita incontornável. Reúne os tesouros dos monarcas das dinastias Safávida, Qajar e Pahlavi, e a preciosa colecção, tendo por estrela o Trono do Pavão (ou o Trono do Sol), inclui joalharia, tronos, globos, coroas, tiaras, joias e armas de todos os formatos e tamanhos, com pedras preciosas e diamantes de vários quilates (o diamante rosa mais caro do mundo também está na coleção) e outras aparatosas peças preciosas que deixarão certamente qualquer visitante deslumbrado.
A colecção conheceu um grande crescimento a partir da década de 1930, pelo que é hoje considerada uma das mais famosas e melhores colecções de diamantes e outras joias a nível mundial. Segundo o Financial Tribune, "o valor desta colecção é certamente incalculável".

O Museu do Tesouro Iraniano que fica num bunker no Irão, está protegido por um esquema de segurança rigoroso e é considerado inviolável. Propriedade do Banco Central do Irão, acolhe no seu subsolo, cercada de muita segurança, uma assombrosa coleção de pedras e metais preciosos de valor incalculável, desde o século XIV até ao século XX
Este museu tem acesso limitado. Como tal, planeie a sua visita com antecedência. A segurança é apertada e máquinas fotográficas, telemóveis, mochilas, bolsas, etc. têm de ser deixados à entrada na recepção.
Se não pode ir até lá, não deixe de fazer esta viagem virtual, e de ver a apresentação que se segue.
Vale bem a pena. 
Ora veja!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário